Após sucesso de aeroportos, governo planeja novas concessões
Segundo reportagem da 'Folha de S. Paulo', o bom resultado do leilão de 4 terminais na quinta-feira coloca nos planos novo pacote para início de 2018
O bom desempenho no leilão para privatização de 4 aeroportos na última quinta-feira, que teve ágio total de 23%, fez com que o governo fizesse planos para uma nova rodada de licitações. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. O leilão de ontem concedeu os aeroportos de Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador, que trarão um total de 3,72 bilhões de reais aos cofres públicos.
Segundo a reportagem, os estudos estão sendo feitos pelo Ministério dos Transportes, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e a ideia é que os terminais sejam vendidos no início de 2018. Está em estudo para essa nova etapa a concessão de entre 4 e 8 aeroportos.
O governo estuda a possibilidade de licitar 17 aeroportos no total, localizados em capitais e em cidades menores que têm boa demanda de passageiros, como Foz do Iguaçu (PR) e Juazeiro do Norte (CE). A escolha vai levar em conta o potencial econômico dos empreendimentos sem que a concessão comprometa a sustentabilidade financeira do sistema estatal.
Atualmente, estão com a iniciativa privada, além dos quatro aeroportos licitados na quinta-feira, os terminas de Cumbica (SP), Viracopos, (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Brasília (DF) e São Gonçalo do Amarante (RN).