Apple ultrapassa Samsung e lidera mercado de smartphones
Pesquisa do grupo IDC mostra que fabricante norte-americana produziu 234,6 milhões de unidades em 2023, 8 milhões a mais que os sul-coreanos
 
                A Apple desbancou a Samsung e se tornou a maior produtora mundial de celulares do mundo em 2023. A marca coreana ficou doze anos na ponta do ranking do grupo de pesquisa IDC.
A empresa americana foi a única grande fabricante de celulares a registrar crescimento anual em unidades em 2023, atingindo 234,6 milhões de unidades, alta de 3,7%, refletindo o sucesso do iPhone 15. No mesmo período, a Samsung produziu 226,6 milhões de unidades, queda de 13,6 milhões no período. Segundo o relatório, a perda de espaço da Samsung se deve ao investimento da marca em modelos de médio e alto padrão aquisitivo e perdeu participação no segmento de baixo padrão e também sua posição de liderança no mercado global.
O crescimento da Apple chama atenção já que 2023 foi o pior ano em uma década para o mercado de smartphones, com os envios de dispositivos caindo 3,2%, para 1,17 bilhão de unidades.
A marca coreana, que deve lançar o Galaxy S24 nesta semana, registrou uma queda de 13,6% no ano passado, à medida que a Huawei recuperou participação na China e fabricantes de celulares Android mais baratos registraram crescimento mais forte. A fabricante chinesa Transsion – cujas marcas Tecno, Infinix e Itel a tornaram a empresa dominante de smartphones na África – cresceu 30,8% no ano passado, ficando em quinto lugar, atrás de Xiaomi e Oppo.
 Após Acordo de Paris, crescimento das emissões globais registra desaceleração histórica
Após Acordo de Paris, crescimento das emissões globais registra desaceleração histórica 
							 
							 
							 
							 
							 
							 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA