Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Arrecadação de junho é a melhor desde 2015, diz Receita

Perdas geradas pela greve dos caminhoneiros foram compensadas por aumento de receitas de royalties de petróleo

Por Da redação
Atualizado em 24 jul 2018, 14h42 - Publicado em 24 jul 2018, 12h13

Sob impacto da greve dos caminhoneiros, a arrecadação de impostos e contribuições federais somou 110,855 bilhões de reais em junho — um aumento real de 3,09% em relação a maio, e de 2,01% em comparação com o mesmo mês de 2017. Segundo a Receita Federal, as perdas geradas pela greve dos caminhoneiros foram compensadas, em parte, com um aumento de receitas de royalties de petróleo. A consequência foi o melhor resultado para o mês de junho desde 2015.

Com a alta do dólar e o aumento do preço da commodity no mercado internacional, a linha de receitas não administradas pela Receita Federal, na qual os royalties são o principal fator, subiu 46,72% em junho sobre o mesmo período do ano anterior. Já a arrecadação de impostos subiu 1,23%, seguindo a mesma base de comparação.

As receitas com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) caíram 14,28% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A queda no IPI é atribuída à paralisação dos caminhoneiros, que derrubou a produção industrial do país, diminuindo a base sobre a qual incide a tributação. Além disso, as receitas com o Imposto de Renda Pessoa Física sobre rendimentos de capital caíram 27,93% devido à redução na taxa de juros. Já o Cofins e o PIS/Pasep subiram 9,45%.

Entre janeiro e junho deste ano, a arrecadação federal somou 714,255 bilhões de reais, o melhor desempenho para o primeiro semestre desde 2015. O montante ainda representa avanço de 6,88% na comparação com igual período do ano passado.

Na semana passada, o governo manteve sua previsão de maiores receitas no ano, apesar de ter reduzido a expectativa para o crescimento do produto interno bruto (PIB) de 2,5% para 1,6% neste ano.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.