Arrecadação federal chega a R$ 1,2 trilhão até maio e bate recorde
Na comparação com janeiro a maio do ano passado, há um crescimento de 4% acima da inflação

A arrecadação do governo federal com impostos somou 1,191 trilhões de reais entre os meses de janeiro e maio deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Receita Federal. O resultado representa um aumento de 3,95% sobre os mesmos meses no ano passado, já considerado o aumento acima de inflação, e o maior valor já registrado para o período desde 1995, quando começa a série histórica, também considerados os valores corrigidos pela inflação.
Considerado apenas o resultado de maio, a receita com tributos somou 230,1 bilhões de reais, um avanço de 7,7%, em termos reais, ante maio de 2024. É também o maior valor já registado em meses de maio desde 1995.
Entre os principais aumentos que contribuíram para o avanço da arrecadação está o PIS/Pasep, que cresceu 10% entre maio de 2024 e maio de 2025 e foi responsável por 46,9 bilhões dos 230 bilhões de reais arrecadados no mês passado. A receita previdenciária, com arrecadação de 57,6 bilhões de reais no mês, também contribuiu para o aumento, com avanço de 5,8% ante o mesmo mês no ano passado.