ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Arrecadação federal chega a R$ 1,2 trilhão até maio e bate recorde

Na comparação com janeiro a maio do ano passado, há um crescimento de 4% acima da inflação

Por Juliana Elias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jun 2025, 11h07 - Publicado em 26 jun 2025, 10h57

A arrecadação do governo federal com impostos somou 1,191 trilhões de reais entre os meses de janeiro e maio deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Receita Federal. O resultado representa um aumento de 3,95% sobre os mesmos meses no ano passado, já considerado o aumento acima de inflação, e o maior valor já registrado para o período desde 1995, quando começa a série histórica, também considerados os valores corrigidos pela inflação.

Considerado apenas o resultado de maio, a receita com tributos somou 230,1 bilhões de reais, um avanço de 7,7%, em termos reais, ante maio de 2024. É também o maior valor já registado em meses de maio desde 1995.

Entre os principais aumentos que contribuíram para o avanço da arrecadação está o PIS/Pasep, que cresceu 10% entre maio de 2024 e maio de 2025 e foi responsável por 46,9 bilhões dos 230 bilhões de reais arrecadados no mês passado. A receita previdenciária, com arrecadação de 57,6 bilhões de reais no mês, também contribuiu para o aumento, com avanço de 5,8% ante o mesmo mês no ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.