Oscar 2025: quanto as bets pagam por vitória de Fernanda Torres e Ainda Estou aqui
Segundo casas de aposta, chances de Ainda Estou Aqui faturar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2025 são grandes

À medida que a cerimônia de premiação do Oscar de 2025 se aproxima, cresce a torcida e a expectativa do Brasil por Fernanda Torres e pelo filme que ela estrela, Ainda Estou Aqui. Dirigida por Walter Salles, a película concorre em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Já Fernanda Torres disputa a estatueta de Melhor Atriz por seu papel como Eunice Paiva, que lutou contra ditadura militar, após o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, por agentes da repressão. Depois da redemocratização, Eunice se tornou uma importante advogada em prol dos direitos humanos e indígenas.
Mas, a julgar pelas probabilidades e prêmios ofertados pelas casas de apostas, os brasileiros sairão com apenas um Oscar do tradicional Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, no próximo domingo, 02 de março. Por volta do meio-dia desta sexta-feira 28, o site OddsChecker, que compila as chances e os prêmios ofertados por dezenas de casas para vários eventos, indicava que o mais provável é que “Ainda Estou Aqui” fature o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro de 2025.
Na média de 27 bets compiladas pelo OddsChecker, o filme de Walter Salles tem 63% de probabilidade de vencer nesta categoria, batendo o dinarmaquês “The Girl With The Needle”, o francês “Emília Perez”, o alemão “The Seed of the Sacred Fig” e o letão “Flow”. É sabido que os prêmios oferecidos pelas casas de aposta são inversamente proporcionais às chances de um evento ocorrer. Por isso, os apostadores que esperam lucrar com a vitória do filme brasileiro nessa categoria terão um retorno médio de 58 para 100. Com isso, uma aposta de 100 libras retornaria um total de 158 libras, equivalente ao valor apostado, mais o lucro.
A vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz do Oscar 2025, contudo, é bem menos provável, de acordo com as bets. Segundo o OddsChecker, a brasileira tem apenas 8,6% de chances de ganhar a estatueta, na média dos sites compilados. Nesta categoria, as mais cotadas são Mikey Madison, por “Anora”, e Demi Moore, por “A Substância”. A atriz transexual Karla Karla Sofía Gascón derreteu após a revelação de posturas racistas e politicamente incorretas e arrastou junto as chances do filme que protagoniza, “Emilia Pérez”, conseguir algum prêmio no próximo domingo. Por fim, também correndo por fora, está Cynthia Erivo, do filme “Wicked”. O retorno médio oferecido para quem aposta em Fernanda Torres é de 1 077 por 100.
A expectativa em torno da brasileira cresceu, depois que o prestigiado jornal americano The New York Times apontá-la como a provável vencedora da categoria. Em reportagem publicada ontem 27, o jornal afirma que Fernanda Torres tem recebido muitos votos de membros da academia e é vista como a terceira via, capaz de romper a polarização entre Demi Moore e Mikey Madison.
A vitória de “Ainda Estou Aqui” como o melhor filme do Oscar 2025 é muito mais improvável. Os sites de aposta compilados pelo OddsChecker atribuem apenas 1% de probabilidade de a obra vencer a categoria máxima da premiação, o que a torna um franco azarão. Não à toa, o retorno médio oferecido pelas bets para quem apoia o filme de Walter Salles nesta categoria é de 9 900 por 100. O filme compete com “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna – Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.