Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

As críticas de Bill Gates a Trump no combate ao coronavírus

Empresário sobe o tom após o presidente pedir à população que volte ao trabalho: "trazer a economia de volta é mais fácil que do que vidas"

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 mar 2020, 20h10 - Publicado em 24 mar 2020, 19h53

Bilionário e filantropo, o fundador da Microsoft Bill Gates não poupou críticas críticas ao discurso adotado por Donald Trump, de religar os motores da economia o quanto antes para mitigar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. “Realmente não há meio termo e imagino que seja muito difícil isso às pessoas: ‘ei, continue indo a restaurantes, vá comprar casas novas, ignore a pilha de corpos no canto. Queremos que você continue gastando, porque talvez haja um político que pense que o crescimento do PIB é tudo o que importa'”, vociferou o empresário em uma entrevista a um programa do grupo americano de conferências TED.

A declaração foi dada após um tweet na manhã de hoje, terça-feira, em que Donald Trump afirma ser possível que os americanos em bom estado de saúde retornem ao trabalho ao passo em que os idosos se mantenham em isolamento. O presidente pediu ainda ação imediata do Congresso e disse que os americanos “vão voltar fortes”.

Bill Gates continuou e foi sucinto ao defender o isolamento social. “É desastroso para a economia, mas quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo poderá desfazê-lo e voltar ao normal”. A Fundação Bill e Melinda Gates, sua esposa, investiram cerca de 500 milhões de reais em pesquisas científicas e testes para o novo coronavírus. Ele ainda renunciou ao conselho da Microsoft para se dedicar exclusivamente às ações da Fundação.

Gates encerra afirmando que a situação é grave e que, no momento, deve-se priorizar vidas. “O efeito econômico disso é realmente dramático. Nada parecido aconteceu com a economia em nossas vidas, mas trazê-la de volta é mais fácil do que trazer as pessoas de volta à vida. Então, vamos lidar com a dor na dimensão econômica — uma dor enorme — para poder minimizar a dor na dimensão de doenças e mortes”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.