As novidades do Pix que podem abalar o mercado de cartões de crédito
As novidades estão todas disponíveis até o ano que vem e miram três frentes: agilidade, segurança e acesso a serviços hoje restritos ao cartão de crédito

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, detalhou a próxima etapa de inovações do Pix — sistema que, em apenas quatro anos, já é usado por 76,4 % dos brasileiros, segundo levantamento do BC de dezembro de 2024. As novidades miram três frentes: agilidade, segurança e acesso a serviços hoje restritos ao cartão de crédito.
Segundo uma pesquisa da Serasa Experian, a percepção de segurança do uso do cartão de crédito é maior entre os consumidores, apesar de quase metade (48%) das tentativas de fraude ou golpe identificadas pelo estudo em 2024 ocorrerem através de cartões de crédito. Cerca de 60% dos respondentes consideram o cartão de crédito o meio de pagamento mais seguro, enquanto o percentual é de apenas 22% no caso do Pix. Com o pacote de novidades, o BC pretende ampliar o acesso a serviços para quem não tem cartão de crédito, e estimular o uso do Pix por quem já utiliza a modalidade.
Confira as cinco novidades citadas pelo presidente do BC:
Pix por Aproximação: “O pix por Aproximação, ele já está funcional, já está operando, a depender do tipo de tecnologia que o seu aparelho celular tem, ou o modelo do seu aparelho celular”, disse Galípolo. A novidade começou a ser oferecida no fim de fevereiro pelo BC, mas para usar o Pix por aproximação é necessário que o celular possua a tecnologia Near-FieldCommunication (NFC) e que o dispositivo do recebedor esteja habilitado para aceitar esse tipo de transação. “A realização de pagamento por meio de aproximação, aumenta a rapidez e a segurança na transação e melhora a experiência do usuário”, disse Galípolo.
Pix Automático – “Vai permitir pagamento recorrente, como conta de luz ou assinatura de streaming”.O presidente do BC lembrou que hoje, mais de 60 milhões de pessoas não têm cartão de crédito e, com a novidade poderão assinar serviços sem precisar dele. Galípolo também citou o ganho de segurança da modalidade. “Quando você tem o cartão de crédito clonado em alguma compra que você fez e você é obrigado a cancelar tudo e refazer tudo. Se você tiver um Pix automático esse risco não existe”, disse.
Pix Parcelado – “A ideia é que você possa também parcelar pelo Pix”, disse Galípolo.. A novidade prevista para 2005 permitirá ao comprador dividir o pagamento em parcelas, enquanto o vendedor recebe o valor total na hora. Segundo o presidente do BC, a funcionalidade vai estimular o uso do Pix no varejo para compra de bens e serviços também em valores mais altos, gerando alternativas mais competitivas para o mercado.
MED (Mecanismo Especial de Devolução) 2.0 – A nova forma para contestar golpes do Pix vai começar a rodar em outubro.“ O mecanismo vai permitir contestar transações de Pix que podem ter sido algum tipo de golpe. Você vai conseguir facilmente contestar pelo próprio aplicativo e você vai conseguir rastrear esse dinheiro por um número maior de contas para que você consiga ter a devolução desses recursos”, disse o presidente do BC.
Pix em Garantia –Com lançamento previsto para 2026, a novidade é voltada para servir de garantia de financiamento para autônomos e informais “É para quem muitas vezes não tem nenhum tipo de salário recorrente é um autônomo, é um empreendedor, mas que tem um fluxo de recebíveis que é percebido através de uma chave Pix”, explicou Galípolo.” Esse fluxo de recebíveis percebido pela chave Pix poderá servir como um fluxo de garantias para o financiamento”, disse.