Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Atividade econômica tomba 1,95% no 1º tri com primeiros efeitos da Covid

IBC-Br, a 'prévia do PIB' do Banco Central, indica que economia afundou 5,9% em março com o avanço do coronavírus no país e medidas de distanciamento social

Por Larissa Quintino Atualizado em 15 Maio 2020, 10h27 - Publicado em 15 Maio 2020, 09h24

Os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus já aparecem em dados referentes ao primeiro trimestre. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do primeiro trimestre recuou 1,95% em comparação com o trimestre anterior. O indicador foi puxado para baixo principalmente pelos dados de março, onde houve um tombo de 5,9%. No mês, começaram a valer medidas de distanciamento social devido o crescimento exponencial dos casos.  Em fevereiro, o dado havia sido positivo de 0,35%. Conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br avalia a evolução da economia com informações sobre o nível de atividade dos setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. 

O primeiro caso de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, foi registrado em 25 de fevereiro no Brasil. Desde então, há quase 203 mil casos no país e 13.993 mortes em decorrência da doença. Em março, diversos estados e municípios começaram a tomar medidas de distanciamento social orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o fechamento de comércio e serviços não essenciais, para tentar diminuir a curva de contágio. O impacto da pandemia na economia brasileira poderá ser medido, de forma mais clara, com os resultados de abril, quando o mês todo foi sob regime de quarentena na maioria do país. 

Quando a comparação é feita com o resultado do primeiro trimestre de 2019 (mesmo período do ano passado), o IBC-Br indica uma queda menor, de 0,28%. Nos últimos 12 meses, a atividade econômica é positiva, em 0,75%. 

Com o avanço no número de casos e medidas para mitigar a propagação, a perspectiva para a economia brasileira este ano ruiu. Segundo projeções do mercado financeiro, o PIB deve encerrar o ano com queda de 4,11%. A estimativa é menos pessimista que a do próprio governo, que estima tombo de 4,7%. Entidades internacionais como o  Banco Mundial prevê um tombo de 5% na economia brasileira e o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 5,3%.

Divulgado mensalmente, o IBC-Br é considerado um termômetro do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado trimestralmente pelo IBGE. A divulgação oficial do sobre o desenvolvimento da economia no primeiro trimestre será divulgado no dia 29 de maio. Por ter formas diferentes de calcular a evolução da economia, nem sempre o IBC-Br e o PIB vêm com resultados semelhantes. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.O IBC-Br usa estimativa das áreas e também dos impostos. 

ASSINE VEJA

Covid-19: Amarga realidade
Covid-19: Amarga realidade As cenas de terror nos hospitais públicos brasileiros e as saídas possíveis para mitigar a crise. Leia nesta edição. ()
Clique e Assine
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.