Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Avianca transporta 10% menos passageiros em mês anterior aos cancelamentos

Em recuperação judicial desde dezembro, companhia tem devolvido aeronaves e cancelado voos

Por da Redação
Atualizado em 23 abr 2019, 15h30 - Publicado em 23 abr 2019, 14h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O número de passageiros transportados em voos domésticos pela Avianca, que está em recuperação judicial, caiu 10% em março, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 23, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os dados são referentes ao mês anterior aos cancelamentos de voos, que começaram em abril e já somam mais de 1.000, devido a devoluções de aeronaves às empresas arrendadoras, por causa de dívidas.

    Foram 880.000 passageiros transportados em março de 2019, número abaixo dos 978.000 registrados em 2018. A companhia aérea já havia apresentado resultado negativo, em janeiro (-12,7%) e fevereiro (-9,7%), meses seguintes ao pedido de recuperação judicial, que ocorreu em dezembro.

    Segundo a Anac, a participação no mercado doméstico se manteve, com a Gol (34,1%) tendo a maior fatia do mercado, seguida pela Latam (31,8%), Azul (21,2%) e Avianca (12,6%).

    No total, o primeiro trimestre deste ano, teve 24 milhões de passageiros transportados nos voos domésticos, aumento de pouco mais de 1 milhão de pessoas em comparação com o mesmo período do ano passado. Também foi registrada alta na demanda (4,3%) e na oferta (3,4%) do setor.

    Recuperação judicial e cancelamento de voos

    Em 11 de dezembro do ano passado, a Avianca Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. O objetivo era evitar a paralisação de suas atividades, já que a companhia aérea enfrenta dificuldades para manter aviões arrendados por falta de pagamento aos fornecedores. A Justiça já determinou a devolução de dezoito aeronaves. A empresa também chegou a atrasar o pagamento de taxas aeroportuárias. Sua dívida é estimada em 500 milhões de reais.

    Continua após a publicidade

    Por causa dessas dificuldades, a companhia aérea já cancelou mais de 1.000 voos no país nas últimas semanas. O número de reclamações de passageiros contra a Avianca cresceu 51% até o dia 21 deste mês, em relação ao mesmo período de março, segundo o levantamento feito pelo site Reclame Aqui.

    De janeiro a março de 2018, foram registradas 2.008 reclamações, sendo 368 sobre cancelamento de voos. Já neste ano, foram computadas 2.056 queixas, dessas, 805 sobre cancelamentos – um aumento de 119%.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.