Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Balanço de pagamentos de junho, do BC, mostra déficit de 4 bilhões de dólares

As exportações de bens caíram e as importações aumentaram em junho, segundo o Banco Central. Já os Investimentos diretos no Brasil cresceram

Por Da redação
Atualizado em 25 jul 2024, 09h37 - Publicado em 25 jul 2024, 09h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Banco Central divulgou, nesta quinta-feira 25, os resultados do balanço de pagamentos para junho, revelando aumento significativo no déficit das transações correntes. Segundo o BC, o déficit é de 4 bilhões de dólares nas transações correntes. Em junho de 2023, o déficit registrado foi de 182 milhões.

    A balança comercial registrou um superávit de 6 bilhões de dólares. O número, no entanto, representa uma queda em relação ao superávit de 9,3 bilhões de dólares no mesmo mês do ano anterior.

    As exportações de bens caíram e as importações aumentaram. Os dados do BC mostram que as exportações totalizaram 29,3 bilhões de dólares, uma redução de 1,8%, enquanto as importações aumentaram 13,2%, somando 23,3 bilhões de dólares. Esse aumento nas importações, aliado à queda nas exportações, contribuiu para a redução do superávit comercial.

    O déficit na conta de serviços aumentou 10,7%, atingindo  4,1 bilhões de dólares. As despesas líquidas com serviços de propriedade intelectual cresceram 82,8%, chegando a 793 milhões de dólares, e os gastos com transportes aumentaram 18,2%, totalizando 1,4 bilhão de dólares. No entanto, as despesas com viagens internacionais diminuíram 18,5%, alcançando 740 milhões de dólares.

    O déficit em renda primária foi de 6,2 bilhões de dólares, levemente superior ao déficit de 6,1 bilhões de dólares de junho de 2023. As despesas líquidas com lucros e dividendos aumentaram 5,9%, somando 3,9 bilhões de dólares, enquanto as despesas com juros caíram 5,5%, totalizando 2,3 bilhões de dólares.

    Continua após a publicidade

    Os investimentos diretos no país (IDP) cresceram, com ingressos líquidos de 6,3 bilhões de dólares em junho de 2024, comparados a 2 bilhões de dólares em junho de 2023, indicando maior confiança dos investidores estrangeiros no Brasil.

    As reservas internacionais do Brasil atingiram 357,8 bilhões de dólares em junho de 2024, um aumento de 2,3 bilhões de dólares em relação ao mês anterior. Esse crescimento, segundo BC, foi impulsionado por variações positivas nos preços e receitas de juros.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.