Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Banco Central Europeu aponta futuro dos juros na Europa

Abertura de mercado: Investidores esperam é uma indicação clara de que há espaço para iniciar os cortes na próxima reunião, em junho.

Por Tássia Kastner
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h23 - Publicado em 11 abr 2024, 08h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Banco Central Europeu decide nesta quinta-feira o futuro da taxa de juros na Zona do Euro. A taxa em si, em 4% ao ano, não deve mudar agora. O que investidores esperam é uma indicação clara de que há espaço para iniciar os cortes na próxima reunião, em junho. E isso deve vir principalmente da entrevista que a presidente do BCE, Christine Lagarde, concederá logo após a decisão.

    Até poucos dias, essa seria uma notícia velha, já que investidores esperavam que o Fed faria o mesmo. Só que a maré virou. Dados fortes de mercado de trabalho e inflação resiliente nos Estados Unidos têm feito investidores ajustarem suas apostas. Há uma semana, o consenso ainda era de corte de 0,25 p.p. no juro dos EUA. Agora, mais de 80% dos investidores apostam na manutenção, isso de acordo com a ferramenta Fed Watch, da CME.

    Essa mudança nos EUA pesa sobre as bolsas globais, com os futuros americanos em baixa nesta manhã. As bolsas europeias também recuam.

    Mas o efeito concreto de uma queda dos juros na Zona do Euro deve ser uma desvalorização da moeda do bloco em relação ao dólar, já que investidores tendem a migrar recursos para o mercado americano. Em 2022, o euro chegou a perder a paridade para o dólar.

    Nos EUA, a agenda do dia inclui a divulgação dos preços ao produtor de março, indicador que projeta a inflação ao consumidor nos meses seguintes. Após o susto de ontem, não há notícia positiva que ele seja capaz de trazer.

    No Brasil, o dado principal é de vendas do varejo, isso após a inflação daqui vir abaixo do esperado. O EWZ, que aponta a tendência do Ibovespa no dia, opera perto da estabilidade em Nova York, mas no azul. Petrobras e Vale avançam. Ainda assim, um dia positivo para a bolsa brasileira dependerá do ânimo dos investidores internacionais.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.