Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Boeing suspende entregas do 737 Max, mas mantém produção da aeronave

Desde o acidente do último domingo, fabricante de aviões já perdeu 27 bilhões de dólares em valor de mercado

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 15 mar 2019, 18h12 - Publicado em 15 mar 2019, 09h17

A Boeing suspendeu as entregas de seu modelo mais vendido, o 737 Max.  O modelo era o utilizado no acidente da Ethiopian Airlines, que matou 157 pessoas no último domingo. Foi o segundo acidente com o avião em cinco meses.

A decisão foi tomada na quarta-feira, após diversos países e companhias aéreas proibirem a operação da aeronave. Desde segunda-feira, dia seguinte ao acidente na Etiópia, a fabricante perdeu 27 bilhões de dólares em valor de mercado.

Companhias aéreas, especialistas da indústria aeronáutica e financistas disseram que, embora a proibição teoricamente não impeça algumas entregas domésticas, a maioria das companhias aéreas evitará que uma aeronave banida esteja em atividade após dois acidentes em cinco meses.

Apesar do congelamento da entrega, a Boeing continuará produzindo os 737 e planeja acelerar a produção novamente em junho. A companhia fabrica 52 aeronaves por mês e sua versão mais recente, a Max, representa a maior parte da produção. A Boeing se recusou a divulgar números exatos.

A companhia planejava aumentar a produção para 57 aviões por mês. Existem 4.636 encomendas desse tipo de aeronave.

Continua após a publicidade

“Continuaremos construindo os 737 Max, enquanto avaliamos como a situação, incluindo as potenciais limitações de capacidade, terá impacto em nosso sistema produtivo”, afirmou Chaz Bickers, porta-voz da empresa.

Os fabricantes evitam parar e, em seguida, retomar a produção, pois isso perturba as cadeias de suprimento e pode causar problemas industriais. Mas manter aviões armazenados aumenta gastos com estoque.

Cada mês em solo poderia custar à Boeing cerca de 1,8 bilhão a 2,5 bilhões de dólares em receita, segundo estimativas de analistas, embora isso possa ser recuperado assim que a proibição for suspensa.

Continua após a publicidade

A decisão de suspender a entrega aconteceu um dia depois do presidente dos EUA, Donald Trump, suspender todos os voos do modelo no espaço aéreo americano, seguindo a decisão de outros cinquenta países. No Brasil, a Gol havia antecipado a determinação e suspendido os voos.

 

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.