Bolsa argentina cai mais de 5% após polêmica de Milei com criptomoeda
$Libra oscila e gera perdas a investidores depois de elogio de Milei; presidente será investigado pela justiça argentina

O principal índice de ações da bolsa de Buenos Aires, o S&P Merval, registrou queda firme de 5,58% nesta segunda-feira, 17, após o presidente da Argentina, Javier Milei, levantar polêmica envolvendo a criptomoeda $Libra.
Na última sexta-feira, 14, Milei afirmou em sua conta no X, antigo Twitter, que “o mundo quer investir na Argentina $LIBRA”. O ativo digital disparou com a declaração, atingiu um preço recorde e, depois, sofreu uma forte desvalorização, o que afetou mais de 40 mil pessoas, com perdas de mais de 4 bilhões de dólares, de acordo com a justiça argentina, acionada para investigar o caso.
Após a $Libra despencar, Milei excluiu a publicação de sua rede social e afirmou que não teve nenhuma relação com o acontecimento ou com a moeda em si. Contudo, mais de 100 queixas de investidores foram apresentadas ao judiciário, e a juíza federal Maria Servini foi escolhida para comandar uma investigação. Agora, o presidente está em risco com a justiça pelas denúncias de associação ilícita, fraude e descumprimento dos deveres de funcionário público, entre outros delitos.