Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro: Caixa fará anúncio histórico sobre crédito imobiliário na terça

Em live nas redes sociais, o presidente do banco, Pedro Guimarães, classificou anúncio da próxima semana como 'revolucionário'

Por Da Redação Atualizado em 16 ago 2019, 06h33 - Publicado em 16 ago 2019, 02h14

Em participação durante live do presidente Jair Bolsonaro em redes sociais nesta quinta-feira 15, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, disse que o banco apresentará uma novidade “revolucionária” a respeito de créditos imobiliários, que será anunciada na próxima terça-feira 20. Bolsonaro pediu que fossem antecipados alguns detalhes do novo modelo, descrito como “histórico” por ambos, mas não houve maior aprofundamento.

“A gente vai mudar a história do crédito imobiliário, mas quem vai anunciar os detalhes serão o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes na terça”, disse Guimarães, antes de antecipar que a novidade valerá apenas para novos contratos. “A gente não pode mexer nos contratos antigos, mas vai gerar bastante demanda, bastante emprego. Será algo revolucionário”.

Mais cedo, o banco havia comunicado que lançará, em breve, linhas de crédito imobiliário com custo indexado ao IPCA, o índice oficial que mede a inflação. No fim da noite, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução que permite que novos financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) tenham o saldo devedor atualizado por índices de preços.

Em nota, o Banco Central explicou que a medida ajuda a tornar o mercado imobiliário menos dependente da poupança e do FGTS, cujos recursos são em parte usados para empréstimos habitacionais. Segundo o BC, os financiamentos corrigidos pela inflação podem servir de lastro (base) e ampliar a participação de instrumentos voltados para o crédito imobiliário negociados no mercado financeiro, como os certificados de recebíveis imobiliários e as letras imobiliárias garantidas.

Renegociação para caminhoneiros

Na mesma live desta quinta-feira, Guimarães, anunciou a possibilidade dos caminhoneiros renegociarem suas dívidas com o banco. Dívidas de cartão de crédito e outras despesas, como financiamento imobiliário, vão poder ser renegociadas

Continua após a publicidade

“A caixa já tem uma renegociação com 3 milhões de pessoas, de até 90% de desconto. Seiscentas mil pessoas evitaram de perder suas casas. […] Temos um volume significativo de caminhoneiros que também podem evitar de perder suas casas a partir de negociação que já tínhamos e ampliamos para os caminhoneiros”, disse Guimarães. O anúncio foi feito durante live do presidente Bolsonaro, transmitida em sua conta no Facebook.

Ele acrescentou que a renegociação é para crédito na CEF. Para casos de crédito no Banco do Brasil ou Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa precisaria negociar com os bancos. Bolsonaro acrescentou que estão ocorrendo conversas com esses dois bancos para repetir as negociações também nessas instituições.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.