Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro diz que ataque dos EUA terá impacto no preço do combustível

Segundo o presidente, se o valor subir muito, 'complica'; Donald Trump autorizou ação que matou líder militar do Irã em aeroporto no Iraque

Por Da Redação Atualizado em 7 jan 2020, 12h29 - Publicado em 3 jan 2020, 09h35

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 3, que tentou falar com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, sobre uma possível alta de combustíveis no país devido ao ataque dos Estados Unidos que matou o general Qasem Suleimani, comandante da força de elite iraniana, mas ainda não conseguiu conversar com o comandante da estatal e nem com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro admitiu que a ação dos EUA vai impactar o preço do petróleo no mercado internacional, o que pode repercutir no Brasil. “Que vai impactar, vai. Agora, vamos ver nosso limite aqui. Porque, se subir, já está alto o combustível, se subir muito complica”. 

O presidente disse ainda que não pode intervir no preço do combustível e destacou que, quando foi feito no passado uma política de tabelamento de preços, não deu certo.

A Petrobras decide sobre os preços dos combustíveis com base em fatores como a cotação internacional do petróleo e o câmbio. Esse sistema está em vigor desde setembro de 2018. Então, a nova crise no Oriente Médio pode impactar no preço dos combustíveis brasileiros. Em setembro, após o ataque à refinaria saudita Saudi Aramco, a Petrobras evitou repassar o aumento do preço do petróleo em primeiro momento, mas dias depois reajustou o combustível na casa dos 3,5%. 

O preço do petróleo no mercado internacional reagiu de imediato e subiu após o ataque. Na manhã desta sexta-feira, o petróleo Brent, que é negociado no mercado internacional, subia mais de 4%, encostando nos 69 dólares. Irã e Iraque, local onde ocorreu a morte do general iraniano, estão entre os maiores produtores mundiais.

Continua após a publicidade

Ataque

Continua após a publicidade

Bolsonaro evitou comentar a ação dos Estados Unidos que matou o líder iraniano. O presidente disse que conversará com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, para se informar sobre detalhes do ataque. “Tive algumas informações ontem (quinta-feira) à noite, de madrugada. Vou me encontrar agora com o general Heleno para me inteirar do que realmente aconteceu. Daí por diante, emitir o meu juízo de valor”, completou.

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.