Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bolsonaro faz defesa da independência do Banco Central

O presidenciável tem participado de encontros com especialistas para falar sobre economia brasileira e mundial

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h21 - Publicado em 14 nov 2017, 17h03

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato à Presidência da República, divulgou comunicado nas redes sociais em que defende a independência do Banco Central. Assinado pelo economista Abraham Weintraub, pelo advogado Arthur Bragança Weintraub e pela equipe de Bolsonaro, o texto define o que é tripé macroeconômico logo nos primeiros parágrafos.

“No tripé macroeconômico (taxa de câmbio flutuante, metas de inflação e superávits primários), o Banco Central é responsável por dois dos três pilares”, afirma o texto.

Em entrevista ao programa da jornalista Mariana Godoy, da RedeTV!, Bolsonaro se enrolou ao falar sobre tripé econômico. Questionado sobre o assunto, ele disse que não entendia muito bem de economia e quem falaria sobre o tema seria sua equipe econômica no futuro.

Além de divulgar esse comunicado aos cidadãos brasileiros, Bolsonaro tem se esforçado para aprender sobre economia. O presidenciável tem participado de encontros semanais com o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Adolfo Sachsida para discutir temas da economia brasileira e mundial. Sachsida afirma que não é professor de Bolsonaro, mas que integra um grupo de 11 economistas e intelectuais que têm mantido interlocução com o parlamentar.

O comunicado também faz críticas à herança econômica deixada pelos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. “Hoje, após o desastre em que Lula nos deixou, com seus ungidos Dilma/Temer, nossa taxa de investimento é baixíssima. Há uma enorme capacidade ociosa e nossa pequena poupança interna nos atende. Mesmo assim, o déficit em transações correntes prova que o financiamento do déficit do setor público vem do exterior. Quando voltarmos a crescer, teremos o mesmo problema de sempre: trazer poupança do exterior, o que é volátil!”

Continua após a publicidade

No documento, ele afirma que sabe que irá “enfrentar grupos organizados sem escrúpulos que, novamente, ‘farão qualquer coisa’ para vencer as próximas eleições”. “Nossa arma será a verdade! Enquanto a esquerda prefere gurus do Nacional Socialismo como Joseph Goebbels: ‘Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade’; nós ficamos com Galileu Galilei: eppur si muove! Todavia, a convicção que venceremos vem de João 8:32 ‘E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.'”

Por fim, afirma que utilizará as redes sociais para se comunicar. “Acreditamos que esse formato institucional evitará que pessoas desqualificadas e mal intencionadas ganhem com especulações, boatos e as conhecidas Fake News.”

Publicidade
Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.