Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro quer idade mínima de 60 anos para mulheres, diz Guedes

Em jantar com empresários, ministro defendeu a idade mínima igual para todos, mas disse que a última palavra é do presidente

Por Da redação
Atualizado em 6 fev 2019, 10h25 - Publicado em 6 fev 2019, 09h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em um jantar nesta terça-feira, 5, que ainda não há consenso sobre a idade mínima que será fixada na proposta de reforma da Previdência a ser apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro ao Congresso. Durante evento promovido pelo site Poder 360 a empresários, ele afirmou que, pessoalmente, defende a idade de 65 anos para todos, independente do sexo. Porém, o presidente Bolsonaro quer algo mais brando para as mulheres.

    O Bolsonaro acha que as mulheres deveriam ser 60 (anos para a aposentadoria) e homens, 65″, explicou.

    Caso a idade mínima escolhida seja de 60 anos para as mulheres, a mudança será mais suave do que a idade que o governo do ex-presidente Michel Temer previa fixar, que era de 62 anos para elas e 65 para eles.

    Hoje, a exigência da aposentadoria por idade, um dos dois tipos de benefícios vigentes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é que as mulheres tenham 60 anos de idade e os homens, 65. Além disso, é necessário ter contribuído por pelo menos quinze anos para a Previdência.

    No outro benefício, a aposentadoria por tempo de contribuição, não há idade mínima. As mulheres precisam contribuir por 30 anos e os homens, por 35. Esse modelo deve acabar com a reforma.

    Continua após a publicidade

    Reforma para mães

    Guedes disse ainda que uma outra hipótese é reduzir a idade mínima das mulheres de acordo com o número de filhos. Em todos os casos haveria regra de transição.

    “Eu conheço mais viúva do que viúvo. Quem conhece mais viúvo do que viúva? As mulheres duram mais. É evidente que eu acho que as mulheres deveriam ser também 65 anos (para se aposentar). Uma ideia que está em consideração é que seja 65 anos para os dois, agora, se teve um filho, a mulher fica um ano a menos. Pode ser um ano a menos (por filho) até determinado limite. Tem que tomar cuidado com Dona Maria que pode ter treze filhos, nós também não queremos estimular isso”, afirmou. 

    Na terça-feira 5, o vice-presidente Hamilton Mourão havia dito que Bolsonaro é contra igualar a idade para homens e mulheres, após o vazamento de uma minuta da reforma da Previdência contendo a idade mínima igual para ambos os sexos.

    O ministro da Economia negou que haja qualquer incômodo com a fala do vice. “O Mourão passou três ou quatro meses do meu lado o tempo inteiro. Agora ele está certo… Bolsonaro já vai falar (que para mulheres é) 60 anos e daqui não passa. É o que eu imagino que ele vai fazer, não sei ainda. Nota 10 pro Mourão. O presidente tem predileção para um número menor. Quem tem voto é ele, eu só faço conta e mostro”, disse.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.