ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Brasil se declara livre da gripe aviária após isolamento sanitário

País notificou a Organização Mundial de Saúde Animal e irá comunicar os países que suspenderam a compra de frango brasileiro

Por Larissa Quintino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jun 2025, 15h25 - Publicado em 18 jun 2025, 15h16

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou à Organização Mundial de Saúde Animal o fim do prazo de seu “vazio sanitário”. Com essa notificação, enviada nesta quarta-feira, 18, o país se autodeclarou livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), a gripe aviária.

O período de vazio sanitário teve início em 22 de maio, logo após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS), onde foi registrado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em granja comercial no país.

Com o encerramento desse prazo e sem novas ocorrências, o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença.A OMSA ainda tem que se posicionar sobre o assunto. Apesar de importante, a autodeclaração não tem efeito automático sobre os mais de 40 países que seguem com o bloqueio de compras do frango brasileiro. A retomada deve ser feita de forma gradual, já que os países tem acordos bilaterais com o Brasil.

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

O Mapa informou que está notificando diretamente os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de restabelecer o comércio internacional o mais rapidamente possível.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.