Brasil tem déficit de US$ 2,24 bilhões em conta corrente em março, menos que o esperado
Mercado acreditava que a cifra seria de cerca de US$ 2,95 bilhões, mas resultado é o segundo pior já registrado para o mês

O Brasil apresentou um déficit de 2,24 bilhões de dólares — cerca de 12,8 bilhões de reais — na conta corrente em março, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira, 28. No mês imediatamente anterior, a conta corrente teve um déficit de 8,75 bilhões de dólares. Com isso, o déficit acumulado nos últimos 12 meses ficou em 19,67 bilhões de dólares, equivalente a 3,21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O rombo de março é menor que o esperado pelo mercado para o mês, de acordo com pesquisa da agência Reuters. Os investidores esperavam um déficit de 2,95 bilhões de dólares. O Ibovespa, principal índice do mercado financeiro nacional, opera no campo positivo nesta segunda-feira, 28, em parte por conta da boa notícia. Por volta das 12h, o indicador operava em alta de quase 0,7%, que foi reduzida para pouco menos de 0,1% às 16h.
No mesmo março de 2024, o déficit da conta corrente foi maior — de 4,08 bilhões de dólares. Foi o pior março da história para a conta corrente, enquanto o mês de 2025 ficou como o segundo pior.
A balança comercial brasileira registrou um superávit de 7,63 bilhões de dólares em março, também segundo o BC. No mesmo período do ano anterior, o superávit comercial foi de 6,35 bilhões de dólares. Já a conta de serviços teve déficit de 4,35 bilhões de dólares no último mês de março, enquanto a conta de renda primária teve déficit de 5,78 bilhões de dólares, e a conta financeira, de 3,81 bilhões de dólares.
O Banco Central espera que o déficit anual da conta corrente fique em 62 bilhões de dólares em 2025. A balança comercial do Brasil deve registrar um superávit de 65 bilhões de dólares no ano, segundo projeção do BC.