Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O brasileiro que investiu milhões em frango “vegetal” em Singapura

Em sociedade com alemão, o brasileiro André Menezes inicia expansão do Tindle para Hong Kong, Macau e Kuala Lumpur; mercado brasileiro apresenta barreiras

Por Diego Gimenes
Atualizado em 26 Maio 2021, 13h12 - Publicado em 26 Maio 2021, 08h40

Servir à mesa um frango feito à base de soja que oferece o mesmo sabor e a versatilidade da coxa de frango parece um desafio e tanto, ainda mais quando se trata de um produto com alto teor de proteínas, fibras, baixa proporção de carboidratos, livre de modificação genética e, naturalmente, zero colesterol. Parece mentira, mas esta é a exata combinação que o brasileiro André Menezes propõe para mais de 40 restaurantes no outro lado do mundo, mais precisamente na Ásia, em Singapura. A Next Gen, criadora do TiNDLE — como é conhecido o frango vegetal da marca–, recebeu um aporte de 10 milhões de dólares, naquela que foi a maior rodada de investimentos semente da história para o desenvolvimento de um alimento plant-based, aquele que à base vegetal imita outro produto. O jovem empreendedor de 33 anos tem como principal objetivo fabricar o frango vegetal no Brasil, mas esbarra em obstáculos como a desvalorização cambial, as taxas de importação e a falta de um parceiro local para produção em larga escala.

O empresário se formou em Engenharia Mecânica pela Unicamp e fez carreira na BRF, gigante no mercado de alimentos do Brasil. Por lá, trabalhou na área de cadeia de suprimentos, responsável por gerir a logística do grupo. Menezes diz que na companhia compreendeu todo o processo da cadeia, desde o grão que alimenta o gado até a ponta final do negócio: o consumidor. Conhecedor das técnicas e processos, o engenheiro chegou à conclusão de que os danos ambientais são enormes durante o processo. No caso específico do frango, perdem-se muitas partes do animal que não são interessantes para o consumo humano, como as penas. Além desses desperdícios, o processo demanda o uso de uma série de outros produtos em larga escala, como medicamentos, comida, água, o transporte entre as fazendas e a própria energia gasta pelos trabalhadores da produção. ”Foi muito chocante para mim. Me fez questionar se aquilo realmente fazia sentido”, afirma. Diante dessas problemáticas, o empresário decidiu por um novo rumo em sua carreira, mas a quilômetros de distância do Brasil.

TiNDLE, o frango vegetal da Next Gen que promete o mesmo sabor e textura de uma carne -
TiNDLE, o frango vegetal da Next Gen que promete o mesmo sabor e textura de uma carne – (Next Gen/Divulgação)

Ainda na BRF, André Menezes se mudou para Singapura com o intuito de comandar uma joint venture da empresa com a Sats, maior distribuidora de carnes do país. No entanto, em 2019, decidiu interromper o ciclo na companhia para fundar, no ano seguinte, e em sociedade com o alemão Timo Recker, a Next Gen. O foco é produzir alimentos à base de plantas que possam transmitir o sabor e a textura de uma carne. Com o investimento de 2,2 milhões de dólares do alemão, os trabalhos foram iniciados em março de 2020, em meio ao início da pandemia de Covid-19. O  TiNDLE foi desenvolvido em uma cozinha que estava vazia justamente por causa do isolamento social. “Não é possível que daqui a 30 anos o negócio de carne ainda seja o responsável pela nossa alimentação, essa não pode ser a única resposta”, argumenta.

A partir desse momento de criação da proposta, foram desenvolvidos a marca, a imagem e o processo de produção do alimento na Europa, em um trabalho integrado, sem a necessidade dos empresários deixarem Singapura. Os frutos foram colhidos em fevereiro deste ano, quando Recker e Menezes conseguiram a tal rodada de investimentos de 10 milhões de dólares, uma marca histórica para o setor.

Continua após a publicidade

O TiNDLE fez sua estreia global em Singapura, em março de 2021, e, desde então, já entrou para o menu de mais de 40 restaurantes, incluindo os de chefs estrelados do Michelin. Agora, após o aporte milionário, a foodtech inicia sua expansão internacional para três das principais cidades da Ásia: Hong Kong, Macau e Kuala Lumpur, onde deve ser lançada em 24 de junho. O segmento global de plant-based deve chegar a movimentar 85 bilhões de dólares até 2030, de acordo com o banco suíço UBS. No Brasil, o número de vegetarianos cresceu 75% entre os anos de 2012 e 2018, segundo o Ibope. Ainda de acordo com o instituto, 60% de todas as pessoas entrevistadas prefeririam comprar produtos à base de plantas se a faixa de preço fosse semelhante à dos produtos de origem animal da mesma categoria.

Embora o desejo do empresário brasileiro que comanda o projeto do TiNDLE seja ofertar o produto no país, alguns empecilhos pesam contra essa vontade pessoal. “Imaginamos que os quatro maiores mercados a longo prazo sejam Estados Unidos, Europa, China e Brasil”, ressalta Menezes. Por outro lado, a maior barreira em relação ao Brasil é a desvalorização do real frente ao dólar, além das taxas exorbitantes de importação — fatores que encareceriam consideravelmente o produto. O objetivo do empresário é desenvolver um alimento a preço justo e que possa ser consumido pela população em geral, não apenas pelos ricos. O cenário ideal para o ingresso do TiNDLE no país é por meio da construção de uma fábrica própria no Brasil, mas ainda faltam parceiros para tal. “Hoje, da maneira como está desenhado, o preço para o consumidor final seria astronômico”, completa. Por enquanto, resta a Menezes sonhar com melhores condições no futuro, para, então realizar o desejo de trazer a sua criação para seu país natal.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.