BTG recomenda dez ações para investir com foco em ESG; saiba quais são as escolhas
Lista apresenta empresas de diversos segmentos, mas carteira nos últimos 30 dias perde para o Ibovespa

O BTG Pactual emitiu relatório listando dez ações nas quais vale a pena investir na bolsa de valores neste momento. Todas integram a primeira versão da Carteira Recomendada ESG, lançada nesta terça-feira, 15, pela instituição financeira. Integram a lista a Copel, Cosan, Cyrela, Equatorial, Itaú, Lojas Renner, Nubank, Orizon, Rede D’or e a empresa de logística Rumo.
“O investimento responsável está se tornando cada vez mais importante para a comunidade de investidores em geral e para os investidores latino-americanos em particular”, informa o relatório divulgado.
No documento, o banco informa as teses de investimentos que pautaram as escolhas desses dez papéis. E também informa os motivos pelos quais essas empresas integram o índice ESG.
No caso do Nubank, por exemplo, os analistas entendem que apesar das quedas recentes do papel por conta da saída do presidente da companhia e dos impactos derivados do tarifaço de Donald Trump, há otimismo em torno do fato de o banco digital poder acelerar no volume transacionado em cartões de crédito no Brasil. Já a escolha para a carteira ESG deriva do fato de que o Nubank “possui uma estratégia detalhada em temas ambientais, sociais e de governança (ESG), com foco majoritário na dimensão social.

A carteira recomendada, no entanto, ainda não decolou. Nos últimos 30 dias, houve desvalorização de 3,1%. É um desempenho inferior ao do Ibovespa, que caiu pouco mais de 1,5% no período. Mas os potenciais de alta são muito expressivos, de acordo com o BTG. O mesmo Nubank tem potencial de valorizar 9%.
Confira a seguir a lista de ações selecionadas pelo banco e o potencial de alta estimado.
- Copel (CPLE6) + 26,4%
- Cosan (CSAN3) + 260,5%
- Cyrela (CYRE3) + 26,0%
- Equatorial (EQTL3) + 39,7%
- Itaú (ITUB4) + 13,5%
- Lojas Renner (LREN3) + 17,6%
- Nubank (ROXO34) + 9,1%
- Orizon (ORVR3) + 8,6%
- Rede D’or (RDOR3) + 36,1%
- Rumo (RAIL3) + 46,0%
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do Veja Mercado: