Caged confirma ‘spoiler’ de Marinho e aponta abertura de 137 mil empregos formais
Na segunda, ele afirmou em entrevista que foram criados 100 mil postos, bem acima da expectativa. Mercado aquecido pode tensionar mais a inflação

O Caged apontou um saldo líquido de emprego formal positivo em 137,303 mil vagas em janeiro, bem acima da média prevista pelo mercado, de 50,5 mil e do resultado negativo de dezembro, quando 535 mil vagas foram fechadas. O dado havia sido adiantado pelo ministro Luiz Marinho. Na segunda, ele afirmou em entrevista que foram criados 100 mil postos de trabalho mês passado, acima da estimativa.
A divulgação desestabilizou a Faria Lima não apenas pela quebra de protocolo, mas porque indicadores muito fortes de emprego indicam que a economia continua sólida – e isso poderia alimentar ainda mais a inflação, forçando a taxa de juros a permanecer elevada.
Para além do Caged, o dia será movimentado por balanços importantes na Faria Lima, que vão de Ambev e WEG até a Petrobras, que publica seus resultados financeiros de 2024 após o fechamento.
Nos EUA, as atenções estão voltadas para a Nvidia, que também divulga seus números. Ela é considerada a grande líder do mercado de processadores para inteligência artificial, mas a hipervalorização das ações deixa investidores sensíveis a qualquer projeção mais modesta de resultados futuros. No ano, os papéis caem 5,7%, ante alta de mais de 60% em doze meses.
Os futuros das bolsas americanas avançam e mostram otimismo com o que a Nvidia tem a mostrar. O sinal também é positivo na Europa, com destaque para a alta de mais de 1% do índice alemão Dax.
O EWZ, fundo que representa a bolsa brasileira em Wall Street, sobe sólidos 1,54% nesta manhã, e indica um dia positivo para a Faria Lima.
Agenda do dia
10h30: Caged de janeiro
10h30: Tom Barkin (Fed/Richmond) discursa em evento
13h: Rui Costa (Casa Civil) participa de painel no CEO Conference 2025
14h: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) discursa em conferência
14h30: BC divulga fluxo cambial semanal
14h30: Tesouro anuncia relatório mensal da dívida de fevereiro
Balanços
Antes da abertura: Ambev, Klabin e Weg
Após fechamento: Salesforce, Nvidia, Braskem, C&A, Cosan, CPFL Energia, Kepler Weber, Marfrig, Petrobras, Qualicorp e Ultrapar
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui