A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira a liberação de 8,7 bilhões de reais para normalizar o ritmo de contratação de crédito imobiliário. Com esses recursos, a Caixa pretende atender aos pedidos de financiamento que já tinham sido aprovados, mas estavam parados por falta de orçamento.
Segundo o banco, o dinheiro vai financiar imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida, destinado a famílias com renda familiar bruta mensal de até 4.000 reais.
Para justificar a falta de recursos, a Caixa informou que a 1contratação do crédito imobiliário neste ano está cerca de 20% superior em relação ao mesmo período do ano passado’.
Em todas suas modalidades de crédito imobiliário, o banco já emprestou 72,4 bilhões de reais até o momento.
A Caixa anunciou nos últimos meses uma série de medidas de restrições ao crédito, como redução do limite de financiamento de imóveis usados de 70% para 50%. No caso de imóveis novos, o limite foi reduzido de 90% para 80% desde agosto.
“Aqueles contratos que seriam finalizados pelas agências antes das novas medidas de redução das cotas, cujo o percentual de financiamento poderia atingir até 80%, terão as condições mantidas e prorrogadas até o fim deste mês, informa o banco.