China contradiz Donald Trump: ‘Rumor infundado’
Governo chinês negou nesta quinta que haja negociações em andamento com os Estados Unidos sobre tarifas comerciais

O governo chinês negou nesta quinta-feira, 24, que esteja negociando com os Estados Unidos sobre tarifas comerciais, contradizendo declarações recentes do presidente americano Donald Trump. Na quarta-feira 23, Trump afirmou a jornalistas, durante conversa no Salão Oval, que sua administração estaria “ativamente” em conversas com Pequim. “Ativamente. Tudo está ativo. Todos querem fazer parte do que estamos fazendo”, declarou, acrescentando que pretende definir novas tarifas “nas próximas semanas” e que um possível acordo comercial dependeria dos chineses.
Mas He Yadong, porta-voz do Ministério do Comércio da China, afirmou que “não existem atualmente negociações econômicas e comerciais entre China e Estados Unidos”. Segundo ele, qualquer afirmação sobre avanços nesse diálogo é um “rumor infundado, sem qualquer base factual”.
Na escalada da guerra comercial, os Estados Unidos impuseram tarifas de até 145% sobre produtos chineses, e a China reagiu com taxas de 125% sobre importações americanas. Ontem, a S&P Global divulgou que o PMI Composto dos Estados Unidos – que espelha o nível de atividade – recuou de 53,5 pontos, em março, para 51,2 pontos em abril. Trata-se do menor patamar em dezesseis meses, mostrando impactos da guerra comercial, o que preocupa o mercado.