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Ciclistas criticam Nike por ‘patrocinar’ retirada de ciclovia

Prefeitura de São Paulo disse que a placa que indicava a retirada da ciclovia com patrocínio da empresa americana já foi removida do Parque do Ibirapuera

Por Da Redação
14 set 2017, 17h37
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  • Uma placa que indicava a retirada de um trecho da ciclovia do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, causou revolta entre ciclistas. A placa da retirada da ciclovia trazia o logo da empresa de material esportivo Nike.

    A intervenção foi motivada pela revitalização do campo de futebol e a sinalização dos percursos de corrida e caminhada do Parque Ibirapuera. A obra foi apresentado no dia 20 de agosto em um evento que contou com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-jogador Ronaldo. O campo ganhou grama sintética, iluminação e traves novas.

    Em vez de elogios, a intervenção na ciclovia irritou os ciclistas. No Twitter, usuários criaram a hashtag “Nikenobike” para criticar a empresa americana pelo apoio à intervenção na ciclovia. A empresa já patrocinou um dos nomes mais conhecidos do ciclismo, o norte-americano Lance Armstrong.

    A Nike esclareceu que patrocinou apenas “a reforma do campo de futebol e a nova sinalização das pistas de corrida e caminhada do Ibirapuera”. O aporte da empresa foi de 750.469,20 reais por meio de um termo de cooperação.

    Ainda segundo a empresa, o asfalto da ciclovia foi retirado por causa “da grama sintética instalada no campo de futebol – houve a impermeabilização de 1.500 m²”.

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    “Como forma de compensação, a prefeitura, por meio da SVMA [Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente], indicou que a Nike permeabilizasse uma área específica de asfalto degradado no parque, com a mesma metragem do campo”, afirmou a companhia.

    Campo de futebol Parque Ibirapuera
    Campo de futebol revitalizado no Parque do Ibirapuera (Nike/Divulgação)

    A prefeitura disse em nota que a placa “não era oficial, estava com o texto incorreto” e já foi removida. “A Prefeitura de São Paulo vai apurar as responsabilidades pela colocação da mensagem e, se necessário, adotará medidas contra quem autorizou a fixação, uma vez que a placa, além de errada, usa padrões gráficos não mais adotados pela municipalidade”, afirmou.

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    Ainda de acordo com a atual gestão, a ciclovia continuará a existir, ao contrário do que dizia a placa, “mas passará por uma reformulação que praticamente não afetará o seu uso”. Procurada, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente não se manifestou até a publicação desta nota.

    Em Paris

    No fim de agosto, uma placa publicitária da Volkswagen no Stade de France, em Paris, durante o jogo entre França e Holanda, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, também causou polêmica.

    A placa dizia: “não deixaremos que um país de ciclistas nos corte a estrada”. A mensagem usada pela montadora de automóveis, patrocinadora da seleção francesa de futebol, foi uma alusão ao fato de os holandeses serem conhecidos na Europa por usarem muito a bicicleta para se locomoverem.

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