Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com Black Friday, varejo registra alta de 0,7% em novembro

Impulsionaram o resultado positivo nas vendas os setores de artigos de uso pessoal e doméstico (8%) e móveis e eletrodomésticos (6,1%)

Por Da redação
9 jan 2018, 10h45

As vendas no varejo registraram alta de 0,7% em novembro, na comparação com outubro. No mês anterior, as vendas haviam recuado 0,9%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Impulsionaram o resultado positivo os setores de artigos de uso pessoal e doméstico (8%) e móveis e eletrodomésticos (6,1%) – que têm presença forte na internet e foram influenciados por eventos promocionais, como a Black Friday, data em que o varejo promove promoções.

Livros, jornais e papelaria (1,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%) também tiveram desempenho melhor do que no mês anterior. Segundo o IBGE, o setor de hipermercados foi beneficiado pela alta do rendimento dos brasileiros e pela deflação do preço de alimentação no domicílio.

Do outro lado, registraram recuo os setores de combustíveis e lubrificantes (-1,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,8%), ambos haviam tido resultado positivo em outubro, respectivamente, 1,6% e 2,7%.

O setor de tecidos, vestuários e calçados (0,0%) manteve as vendas estáveis na passagem de outubro para novembro de 2017.

Continua após a publicidade

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas avançou 2,5% em relação a outubro de 2017. Na comparação com o novembro de 2016, o avanço anual foi de 8,7%.

Comparação anual

Na comparação de novembro de 2017 com o mesmo período do ano anterior, o comércio varejista registrou crescimento de 5,9%. O volume de vendas também subiu 8,7%.

Móveis e eletrodomésticos, com alta de 15,6% no período, foi o setor com melhor desempenho, segundo o IBGE. Na sequência, destaca-se o setor de tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 9,1% em relação a novembro de 2016.

Entre os segmentos que registraram recuo estão os de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,8%), combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%).

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.