ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Com tarifas de Trump, Ibovespa tem novo pregão de queda; Petrobras alivia movimento

Já o dólar comercial sobe 0,56%, para 5,574 reais

Por Redação 11 jul 2025, 12h25

 

A política comercial dos Estados Unidos segue fazendo estrago na Bolsa brasileira. O Ibovespa, índice de referência, registra queda de 0,66%, aos 135.834 pontos. Já o dólar comercial sobe 0,56%, para 5,574 reais.

O recuo do índice só não é maior devido ao comportamento das ações da Petrobras (PETR4), que são beneficiadas pelo aumento da cotação do petróleo no exterior. O papel sobe 1,33%, para 32,67 reais por volta das 12h15. A empresa é uma das que possui o maior peso na composição do índice.

O petróleo do tipo WTI sobe 2,46% e o Brent, 2,21% no mercado internacional.

Nesta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que irá conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em algum momento, “mas não agora”. As tarifas de 50% sobre as importações brasileiras foi anunciada na quarta-feira.

Continua após a publicidade

“Talvez em algum momento, mas não agora”, afirmou Trump ao ser questionado se conversaria com Lula sobre as taxas. “Ele (Lula) está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta, o conheço bem, já negociei com ele (Bolsonaro) e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro.”

Trump anunciou taxas de 50% sobre importações brasileiras nesta quarta-feira, 9, através de uma carta a Lula. No texto, o republicano afirmou que a “forma como o Brasil tem tratado o e ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional” e que criticou o Supremo Tribunal Federal (STF).

O petista, então, respondeu à ameaça e frisou que o “Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”. Lula também disse que o “processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.