Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Comissão da crise hídrica mantém bandeira vermelha após falas de Bolsonaro

Mesmo com o aumento das chuvas, câmara composta por diferentes ministérios afirma que medidas emergenciais são necessárias para evitar o racionamento

Por Luisa Purchio Atualizado em 18 out 2021, 11h13 - Publicado em 16 out 2021, 12h01

A Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), criada para gerir a crise hídrica nacional, endossou a necessidade de se manter as medidas emergenciais para evitar o racionamento de energia no país, entre elas a bandeira vermelha da conta de luz. A decisão ocorreu em reunião realizada na sexta-feira, 15, após o presidente Jair Bolsonaro afirmar na tradicional live de quinta-feira que determinaria ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, “que volte a bandeira ao normal a partir do mês que vem”.

Composta por representantes dos ministérios de Minas e Energia, da Economia, da Infraestrutura, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, a Creg avaliou que as chuvas aumentaram no país principalmente na Região Sul, e que as regiões Sudeste e Centro Oeste estão com previsão de maior volume de chuvas no curto prazo, porém, o solo bastante seco dificulta que a precipitação se transforme em maior volume de água nos reservatórios. Além dos preços mais altos da conta de luz, a Creg manterá a redução da vazão das usinas hidrelétricas Jupiá e Porto Primavera entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022.

“Em relação ao atendimento para os próximos meses, as novas projeções apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico indicam o atendimento da carga de energia elétrica nos cenários avaliados, com a possibilidade de ser necessário o uso marginal da reserva operativa para atendimento de potência no cenário conservador apresentado, em alguns momentos do mês de outubro de 2021 e em menor escala nos meses de novembro e dezembro. Esta possibilidade se reduz significativamente a partir do aumento das disponibilidades energéticas advindas das ações excepcionais em curso”, disse o Ministério de Minas e Energia em nota.

A situação continua crítica em diversos reservatórios do país. De acordo com a Sabesp, o volume de água do Sistema Cantareira, por exemplo, baixou 0,8 ponto percentual nesta sexta-feira, 15, e atingiu 28,2% da capacidade. Desde setembro o sistema opera em estado de emergência, com sua capacidade de água abaixo de 35%.

Populismo pré-eleições

A menos de um ano das eleições presidenciais de 2022, quando seu governo será colocado à prova, as falas de Bolsonaro foram um típico apelo populista ao eleitorado, uma vez que o aumento da conta de luz impacta diretamente a vida dos brasileiros e, consequentemente, a sua popularidade. Em custos eleitorais, a bandeira vermelha tem proporções semelhantes ao preço elevado do diesel e do gás de cozinha, porém, como mostrou VEJA, eles não deixam de ser fruto de escolhas do próprio governo com impacto na economia.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.