Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Comissão do Senado aprova texto de nova lei de telecomunicações

Projeto segue ao plenário; Oi, que está em recuperação judicial, deve ser a maior beneficiada pelas mudanças

Por da Redação
11 set 2019, 12h49

Após nove meses de tramitação, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 11, o projeto que atualiza o marco legal das telecomunicações no país. O texto segue para o plenário da Casa. Um requerimento de urgência que permite votação imediata no plenário foi aprovado.

A proposta é vista como um fôlego para a situação da operadora Oi, que está em um processo de recuperação judicial que se arrasta desde 2016 e precisa atrair investimentos. O projeto aprovado na comissão do Senado permite que as empresas de telefonia fixa migrem do regime de concessão para o de autorização, em que há preços livres. A Oi seria a companhia do setor mais beneficiada com a mudança de regra porque a operadora depende mais do serviço fixo do que as concorrentes Vivo, Claro e TIM. Os preços já são livres nos serviços de telefonia celular, TV por assinatura e internet.

Com a nova lei, as companhias poderão também ficar com os bens reversíveis das concessões, aqueles ligados à prestação do serviço e que devem ser revertidos ao Poder Público ao término da concessão, independentemente de terem sido transferidos ao concessionário ou por ele incorporados durante a execução do contrato. Como contrapartida, as empresas deverão assumir compromissos de investimentos no setor de banga larga do país.

A relatora do projeto na comissão, Daniela Ribeiro (PP-PB), não fez alterações de mérito no texto, o que permite a proposta ser encaminhada para sanção sem ter de voltar para a Câmara dos Deputados. Ela disse esperar que “daqui a pouco” o projeto seja aprovado pelo plenário. 

(Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.