Commodities impulsionam Ibovespa nesta quarta-feira, 26
Petróleo e minério de ferro dão fôlego ao mercado em dia de cautela à espera dos dados de inflação no Brasil e nos EUA, que serão divulgados amanhã

O Ibovespa, principal índice da B3, operava em alta no meio desta quarta-feira, 26, superando os 132 mil pontos, impulsionado pelo avanço das commodities. Os futuros do petróleo brent registravam valorização de mais de 1% em meio a temores de uma possível restrição na oferta, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar impor tarifas a países que compram petróleo e gás da Venezuela. O minério de ferro também se valoriza. O fechou em alta de 0,19%, cotado a US$ 107,46 nos mercados de Dalian, na China.
O dia é de agenda vazia e de maior cautela com investidores aguardando os dados de inflação no Brasil (IPCA-15) e nos EUA (PCE), que serão divulgados amanhã. Amanhã os EUA também divulga o PIB do quarto trimestre, o que pode trazer volatilidade ao câmbio. O dólar sobe levemente e era cotado a R$ 5,71 às 11h30 em meio a maior aversão ao risco com os efeitos incertos da guerra comercial e à espera das tarifas recíprocas, que devem ser anunciadas no dia 2 de abril.
No cenário doméstico, o mercado acompanha de perto as declarações do presidente Lula, que, em visita ao Japão, tem reiterado a importância do multilateralismo e do livre comércio em suas aparições.