Como a startup chinesa de IA DeepSeek derrete Nasdaq em quase 4%
Abertura de mercado: Empresa viralizou por divulgar um modelo de IA capaz de funcionar em processadores menos avançados

Os contratos futuros do índice Nasdaq amanhecem nesta segunda com uma queda assombrosa de mais de 3% e vão levando junto os outros índices e investimentos de risco no mercado financeiro global. O S&P 500 afunda quase 2% nesta manhã, enquanto o EWZ, que representa a bolsa brasileira em Nova York, cai cerca de 1,5%.
A razão da segunda-feira azeda vem da China. A startup chinesa DeepSeek, focada em inteligência artificial, viralizou ao longo do final de semana por divulgar um modelo de IA capaz de funcionar em processadores menos avançados.
Na prática, o mundo não precisaria de tantos chips da Nvidia, a gigante americana alçada ao posto de grande vitoriosa da corrida pela IA por ser a líder na produção de processadores de ponta, capazes de suportar a demanda da nova tecnologia. Os papéis da Nvidia tombam mais de 10% no pré-mercado em Nova York.
É uma baixa assombrosa, mas que pouco se compara aos 138% de valorização das ações nos últimos 12 meses – e 2.000% na janela de cinco anos. Na semana passada, a Nvidia havia mais uma vez ultrapassado a Apple e se tornado a empresa mais valiosa do mundo.
Ainda assim, o dilema da IA não é novo no mercado financeiro. Ainda que a gigante americana tenha condições de liderar essa corrida tecnológica, investidores questionam se a alta dos papéis realmente é sustentável ante a natural chegada de novos concorrentes.
Para além da IA, a segunda-feira tem agenda fraca no Brasil e no mundo. Por aqui, as atenções estão voltadas para a inflação e medidas que podem ser adotadas para aliviar preços dos alimentos no bolso do consumidor. Além disso, o presidente Lula se reúne com Magda Chambriard, presidente da Petrobras.
Agenda do dia
8h25: Banco Central divulga o Boletim Focus
8h30: Banco Central publica dados de crédito de dezembro
12h35: Lagarde discursa em evento do Dia Internacional da Memória do Holocausto
15h: Lula se reúne com presidente da Petrobras, Magda Chambriard
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui