Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Como brasileiros vão aproveitar a Black Friday e quanto querem gastar

66% dos entrevistados disseram que economizam durante o ano para comprar durante a época de promoções o segundo estudo

Por Leticia Yamakami Atualizado em 25 set 2024, 17h19 - Publicado em 25 set 2024, 17h02

Na última semana, a Wake, empresa de tecnologia voltada para o varejo, divulgou o seu estudo de Intenção de Compra na Black Friday 2024, realizado junto à Opinion Box, especialista em pesquisa de mercado. Segundo os dados, 66% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções do evento do mês de novembro. Mais da metade, 58,2%, pretende realizar suas compras pelo e-commerce, 47,8% pelo marketplace e 44,3% por aplicativos. As lojas físicas são a preferência de compra de aproximadamente 30% dos entrevistados.

Além disso, a pesquisa também revela os valores que os brasileiros pretendem gastar na Black Friday deste ano. A maioria, 23,2%, respondeu que esperam desembolsar acima de 1.000 reais, enquanto 20,1% ainda não sabem o quanto irão investir. Os que farão compras entre 500 e 1.000 reais representam 18,4%. Mais de 66% dos respondentes afirmaram que economizam durante o ano com o objetivo de investir na aquisição de produtos durante a época de ofertas.

O vice-presidente da Wake Alessandro Gil comenta que esse comportamento reflete a importância do período para o varejo mas, principalmente, para o comprador. “Os consumidores estão cada vez mais preocupados em se preparar financeiramente para adquirir produtos de seu interesse e encontrar os de melhor qualidade e oferta”, afirma. Para a grande parte, 55%, o momento mais próspero do varejo brasileiro é ideal para adquirir itens de necessidade, e 45,9% aproveitam a oportunidade para comprar objetos de desejo, aqueles produtos que ficam nos carrinhos só esperando a melhor oferta para serem pedidos.

Quanto às categorias de itens mais almejados pelos clientes, a liderança fica com Eletrônicos e Informática, que representam 26,2%. Eletrodomésticos e Eletroportáteis são preferidos por 23,4% das pessoas, Moda e Acessórios por 20,4% e Beleza e Cosméticos por 18,2%. Além disso, dados do levantamento apontam que 37,8% dos respondentes começarão a monitorar os preços com um mês de antecedência, enquanto 32,5% já estão acompanhando as variações de valores desde o mês de junho.

Sobre os meios de pagamento, 38,3% dos brasileiros optam pelo cartão de crédito parcelado, seguido pelo pagamento à vista no cartão de crédito, com 24%, e pelo Pix, com 22,6%, que ultrapassa o boleto bancário e o cartão de débito. “Esses dados demonstram a importância de estratégias de venda que combinem preços competitivos, conveniência e uma experiência de compra integrada, tanto online quanto offline”, reforça Alessandro Gil. Para o vice-presidente, os consumidores do país estão cada vez mais exigentes e conectados, buscando não apenas preços atrativos, mas também conveniência e segurança nas transações.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.