Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Companhias aéreas ainda não têm data para cobrar bagagem

A associação das empresas aéreas diz que cada companhia associada deverá anunciar os procedimentos que adotará em relação à cobrança do embarque de bagagens

Por Da redação
Atualizado em 1 Maio 2017, 16h46 - Publicado em 1 Maio 2017, 16h42

As companhias aéreas ainda não definiram uma data para começar a cobrar a bagagem de mão embarcada nas viagens. A cobrança estava suspensa, mas uma liminar deferida pela Justiça Federal do Ceará permitiu que as empresas cobrem pelo despacho de malas.

A Azul Linhas Aéreas informou que vai seguir a determinação da Abear (Associação Brasileiras de Empresas Aéreas). Em nota, a Abear informa que a cassação da liminar que impedia a cobrança é “um avanço que vai beneficiar os consumidores e alinhar o Brasil a práticas internacionais há muito tempo consolidadas”.

“[…] As empresas nacionais poderão oferecer aos seus passageiros a possibilidade de adquirir bilhetes com preço equivalentes ao tipo de bagagem que transporta. Assim, o passageiro que viaja sem bagagem pagará menos e o passageiro que despacha bagagens pagará apenas por aquilo que transporta”, informa a associação.

Segundo a entidade, hoje o custo do transporte de bagagem é diluído nos preços dos bilhetes de todos os passageiros. “Com a nova medida, será estabelecida uma justiça tarifária, as companhias poderão fazer promoções e diferenciar suas tarifas  – o que hoje é proibido.”

Continua após a publicidade

A Abear diz que cada companhia associada deverá anunciar os procedimentos que adotará em relação à cobrança do embarque de bagagens.

A Gol informou que ainda não tem uma data definida para começar a cobrar para despachar as bagagens. “A Gol está reavaliando o assunto internamente e assim que tiver uma definição informará os seus clientes”, comunica a empresa.

A Latam diz que as regras de bagagens permanecem inalteradas e que informará sobre as mudanças a seus passageiros nos canais oficiais da empresa.

A cobrança do serviço de despacho de malas foi determinado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e deveria ter entrado em vigor em 14 de março deste ano.

Continua após a publicidade

Pelas regras atuais, os passageiros podem embarcar com uma bagagem de 23 quilos nos voos domésticos, e duas de 32 quilos nos internacionais. A resolução permitia que as empresas aéreas criassem regrar próprias de cobrança.

A resolução altera o limite de embarque de bagagem de mão de cinco para dez quilos. No entanto, a resolução prevê que “o transportador poderá restringir o peso e o conteúdo da bagagem de mão por motivo de segurança ou de capacidade da aeronave”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.