ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Considerada a inflação, Ibovespa ainda está longe do recorde

Índice de referência da bolsa de valores passou dos 138 mil pontos pela primeira nesta semana, mas ainda está 27% abaixo do recorde real

Por Redação Atualizado em 14 Maio 2025, 12h50 - Publicado em 14 Maio 2025, 12h49

O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, rompeu a marca dos 138.000 pontos pela primeira vez em sua história nesta terça-feira, 13, quando subiu 1,76% e fechou aos 138.963 pontos, superando o recorde anterior, que era de 137.344 pontos batidos em agosto de 2024. A pontuação máxima, entretanto, é apenas nominal, quer dizer, não leva em consideração a corrosão da inflação sobre os preços das ações que compõem o índice. Quando considerada as cotações convertidas para dólar, que são a variação que interessa aos investidores estrangeiros, donos de mais da metade das aplicações na bolsa brasileira, a pontuação atual também não é a maior já registrada.

Quando o histórico do Ibovespa é corrigido pela inflação, os quase 139 mil pontos da última terça-feira seguem ainda longe do real recorde histórico. Este segue tendo sido batido e ainda não superado há quase 20 anos, em 20 de maio de 2008. Atualizado pelo IPCA, os 73 mil pontos marcados naquela data equivalem a 191.858 pontos hoje – e a marca atual ainda está 27,6% abaixo desse valor.

Os dados foram calculados pela consultoria de dados financeiros Elos Ayta. “Na prática, apesar da pontuação recorde, o investidor que aplica com foco em preservação de poder de compra ainda não recuperou o que tinha antes da crise global de 2008”, explicou o CEO da Elos Ayta, Einar Rivero. No pregão desta quarta-feira, 14, o Ibovespa opera com pequenas oscilações perto da estabilidade e, por volta das 12h20, ficavam ligeiramente para trás do recorde, com uma retração de 0,2% e de volta aos 138.700 pontos.

Já para o investidor que vem de fora, a inflação doméstica não influencia a sua renda, e são as variações do dólar em relação ao real que vão definir os seus ganhos finais em sua moeda de origem. Quando considerado o índice do Ibovespa em dólares, a pontuação atual está em 24.699 pontos. É 44,6% menos do que a pontuação recorde de 2008, quando a pontuação em dólares chegou a 44.616 pontos, de acordo com a Elos Ayta. Na prática, isso significa se um estrangeiro comprou reais naquela época para aplicar nas ações brasileiras, e as vendesse hoje e fizesse a conversão dos ganhos de volta para o dólar, sairia com quase 45% menos do que o valor que aplicou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.