ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Coronavírus: Compras pela internet em supermercados têm alta de 206%

As quedas registradas em operações nos cartões de crédito e débito, porém, foram expressivas entre fevereiro e março, segundo levantamento da Cielo

Por Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 15h04 - Publicado em 6 abr 2020, 20h02

As recomendações expressas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa são fundamentais, não resta dúvida até mesmo entre os economistas de que o momento é de achatar a curva e ficar em casa. Apesar dos pedidos por delivery e cobrança majoritária por cartão sem o contato humano durante o isolamento, a Cielo, empresa operadora de cartões, divulgou uma pesquisa que aponta a queda de 25% nas operações no débito e de 35% nas operações de crédito desde o último dia 29 de março. A queda no faturamento foi puxada pelo despencar de operações em estabelecimentos tidos como não essenciais durante a crise do coronavírus (Covid-19) que forçou governadores a estabelecerem políticas de distanciamento. Com as pessoas em casa, os pagamentos em estacionamentos tiveram queda expressiva de 92%, enquanto os gastos com vestuário caíram 82%.

Gastos com turismo tiveram redução de 80%, enquanto os bares e restaurantes, que só podem funcionar em estados como São Paulo e Rio de Janeiro com serviços de entrega, tiveram queda de 61% nas operações das maquininhas. As lojas de material de construção e de departamento foram impactadas em 52% e 43%, respectivamente. Os postos de combustível também sofreram queda expressiva de vendas no cartão, de 42%. Na contramão, os serviços essenciais tiveram avanço tímido no período. Como as pessoas só podem (ou devem) sair de casa para comprar comida e remédios, as vendas nos supermercados avançaram 6%, enquanto as das farmácias tiveram alta de 1% no período.

O movimento das compras no e-commerce seguem um resultado cujos números expressivos só não assustam pela leitura da atual realidade. No mesmo período, a instituição registrou aumento de 206% nas compras online em supermercados e de 114% nos bares e restaurantes. Com exceção de serviços e produtos voltados ao turismo, com queda de 75%, visto que as pessoas não podem viajar dadas às restrições aéreas e rodoviárias, todos os setores registraram alta nas compras pela internet. Serviço essencial, as farmácias viram as transações online aumentarem 55%, enquanto lojas de material de construção e de departamento tiveram aumento de 52% e 48%, respectivamente. As compras em lojas de roupas pela internet avançaram 30% no período.

Segundo a empresa, os dados são baseados em operações nos cartões com bandeira Elo e representam os hábitos de compras nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, com políticas de isolamento em vigor por decisão dos governadores. A análise é realizada comparando cada dia da semana com a média para o mesmo dia da semana no período entre 5 de janeiro e 22 de fevereiro de 2020.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.