ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Crescimento do setor industrial desacelera em março, mostra PMI

Ainda assim, setor registrou expansão pelo 15º mês consecutivo

Por Camila Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 abr 2025, 10h20

O PMI industrial do Brasil recuou para 51,8 em março, abaixo dos 53,0 de fevereiro, segundo a S&P Global nesta terça-feira, 1º. O resultado indica crescimento da atividade, mas em ritmo menor que no mês anterior.

O PMI Industrial é um índice mensal que mede a atividade do setor em um país. A sigla vem de Purchasing Managers Index (“Índice de Gerentes de Compras”) e varia de 0 a 100. O valor de 50 representa estabilidade em relação ao mês anterior, enquanto números acima indicam expansão e abaixo, retração. Quanto mais distante de 50, maior a variação na atividade econômica em relação ao mês anterior.

Em março, o indicador ficou acima de 50 pontos pelo 15º mês seguido, superando sua média de longo prazo. A produção industrial também cresceu pela sexta vez em sete meses.

O nível de emprego registrou um aumento modesto, o menor do ano até agora. Ainda assim, marcou a 20ª expansão consecutiva e manteve o índice acima da média de longo prazo.

Os custos de insumos continuaram subindo no fim do primeiro trimestre, mas a inflação desacelerou para o menor ritmo de 2025 até o momento. Segundo as empresas consultadas pela pesquisa, os fornecedores elevaram os preços de alimentos, produtos químicos, componentes eletrônicos, metais, plásticos e têxteis.

Continua após a publicidade

As empresas também reduziram o ritmo de reajuste dos preços finais, que teve a menor alta desde maio de 2024. As que elevaram os valores atribuíram a decisão ao repasse de custos mais altos com mão de obra, materiais e transporte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.