Delicioso e ponto final: a marca russa que quer impedir a volta do McDonald’s
Rede russa que substituiu o McDonald’s no país trata de pôr um ponto final em qualquer conversa sobre o retorno dos arcos dourados
“Delicioso e ponto final.” A frase que dá nome à rede de lanchonetes Vkusno i tochka funciona também como recado. Desde que ocupou as antigas lojas do McDonald’s em 2022, a rede russa trata de pôr um ponto final em qualquer conversa sobre o retorno dos arcos dourados. Para o dono Alexander Govor e para o CEO da rede russa Oleg Paroev, não cabem reticências: para a Rússia o Big Mac não volta. No ano passado, o “McDonald’s fake” russo registrou um crescimento de receita de 20%, chegando a cerca de 2,4 bilhões de dólares e tem 51 mil funcionários.
Ex-franqueado do McDonald’s na Sibéria, Alexander Govor, assumiu mais de 840 restaurantes após a saída da companhia norte-americana decidida após o início da guerra na Ucrânia. Ele assumiu garantindo estabilidade no cardápio: cheeseburgers duplos, sorvetes e batatas fritas continuaram disponíveis, mas referências diretas à antiga marca, como Big Mac e McFlurry, desapareceram para evitar problemas de direitos autorais. Agora, a Vkusno i tochka tem feito pressão para que o presidente russo aja para blindar o mercado da entrada de redes ocidentais.
“Se a marca voltar, os sistemas de TI se tornam estrangeiros de novo, os equipamentos também, e todo o esforço dos nossos parceiros russos terá sido em vão”, disse Oleg Paroev, CEO da rede, em reunião televisionada com Putin em maio. O presidente prometeu que o governo encontraria uma solução para anular a cláusula de recompra. Legisladores apresentaram um projeto de lei que permite a empresas do país ignorarem cláusulas de recompra assinadas com multinacionais que deixaram o país após a invasão da Ucrânia, caso o valor original esteja abaixo do preço atual dos ativos. Reportagem do Financial Times indica que a ação foi motivada pela própria Vkusno i tochka.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado:








