Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Desaceleração chinesa enquanto a superquarta não chega

Abertura de mercado: Um dos motivos para a volatilidade dos mercados é o medo de que a economia dos EUA desacelere muito, a realidade atual da China

Por Tássia Kastner
16 set 2024, 08h25

Mais dois pregões que serão marcados por uma montanha-russa, e investidores terão a definição da nova taxa de juros nos EUA e no Brasil. A superquarta, como foi apelidada a coincidência das reuniões do Fed e do BC brasileiro, colocará os dois países em direções opostas.

Nos EUA, o pêndulo dos investidores volta a mostrar que a maioria prevê um corte de 0,50 ponto percentual na taxa de juros, que cairia para 5% ao ano. Até semana passada, o consenso mostrava redução de 0,25 p.p.

Trata-se do primeiro corte desde a pandemia, que deve ocorrer por algum receio de que a economia americana começa a dar sinais de enfraquecimento, com desaceleração no mercado de trabalho.

Já no Brasil, investidores pregam que a inflação está domada, mas que com a atual taxa de juros, não cairá para a meta de 3% perseguida pelo Banco Central, daí a necessidade de voltar a subir a Selic. Nesta segunda, nova rodada de previsões do mercado, coletadas no Boletim Focus, deve consolidar essa aposta.

O dia é de agenda fraca tanto aqui quanto no exterior. Os EUA amanhecem em relativa calma, ignorando a notícia de que o candidato republicano Donald Trump teria sido o alvo de uma aparente nova tentativa de assassinato enquanto jogava golfe. Os futuros do S&P 500 sobem, enquanto o Nasdaq recua. Na Europa, os principais índices cedem.

Continua após a publicidade

Um dos motivos para a alta volatilidade dos mercados financeiros é o medo de que a economia americana desacelere bruscamente, com impacto sobre os demais países. Enquanto isso, a China mostra que, por lá, o medo já é realidade. O país continua a crescer, mas a taxas muito menores que no passado, o que diminui a demanda por importações.

Dados divulgados no final de semana mostram que a produção industrial da China avançou 4,5% em agosto, abaixo da previsão de 4,6%. As vendas no varejo subiram 2,1%, enquanto economistas esperavam 2,5%.

Agenda do dia

8h25: BC divulga relatório Focus 
9h30: EUA publicam atividade industrial Empire State de setembro
16h30: Lula lança cartão de crédito e débito para MEI
19h30: Haddad participa de evento organizado pelo jornal Valor

Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.