Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Desaceleração chinesa enquanto a superquarta não chega

Abertura de mercado: Um dos motivos para a volatilidade dos mercados é o medo de que a economia dos EUA desacelere muito, a realidade atual da China

Por Tássia Kastner
16 set 2024, 08h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mais dois pregões que serão marcados por uma montanha-russa, e investidores terão a definição da nova taxa de juros nos EUA e no Brasil. A superquarta, como foi apelidada a coincidência das reuniões do Fed e do BC brasileiro, colocará os dois países em direções opostas.

    Nos EUA, o pêndulo dos investidores volta a mostrar que a maioria prevê um corte de 0,50 ponto percentual na taxa de juros, que cairia para 5% ao ano. Até semana passada, o consenso mostrava redução de 0,25 p.p.

    Trata-se do primeiro corte desde a pandemia, que deve ocorrer por algum receio de que a economia americana começa a dar sinais de enfraquecimento, com desaceleração no mercado de trabalho.

    Já no Brasil, investidores pregam que a inflação está domada, mas que com a atual taxa de juros, não cairá para a meta de 3% perseguida pelo Banco Central, daí a necessidade de voltar a subir a Selic. Nesta segunda, nova rodada de previsões do mercado, coletadas no Boletim Focus, deve consolidar essa aposta.

    O dia é de agenda fraca tanto aqui quanto no exterior. Os EUA amanhecem em relativa calma, ignorando a notícia de que o candidato republicano Donald Trump teria sido o alvo de uma aparente nova tentativa de assassinato enquanto jogava golfe. Os futuros do S&P 500 sobem, enquanto o Nasdaq recua. Na Europa, os principais índices cedem.

    Continua após a publicidade

    Um dos motivos para a alta volatilidade dos mercados financeiros é o medo de que a economia americana desacelere bruscamente, com impacto sobre os demais países. Enquanto isso, a China mostra que, por lá, o medo já é realidade. O país continua a crescer, mas a taxas muito menores que no passado, o que diminui a demanda por importações.

    Dados divulgados no final de semana mostram que a produção industrial da China avançou 4,5% em agosto, abaixo da previsão de 4,6%. As vendas no varejo subiram 2,1%, enquanto economistas esperavam 2,5%.

    Agenda do dia

    8h25: BC divulga relatório Focus 

    Continua após a publicidade

    9h30: EUA publicam atividade industrial Empire State de setembro
    16h30: Lula lança cartão de crédito e débito para MEI
    19h30: Haddad participa de evento organizado pelo jornal Valor

    Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.