Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Desemprego nos EUA cai para 3,5%, a menor taxa em 50 anos

Foram criados em setembro 136 mil postos. Trump comemora e diz que suas realizações na economia deveriam protegê-lo do impeachment

Por da Redação
Atualizado em 4 out 2019, 17h18 - Publicado em 4 out 2019, 15h33

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu de 3,7% para 3,5% em setembro, mês em que foram criados 136.000 postos, segundo o Departamento do Trabalho do país. Essa é a menor taxa registrada desde dezembro de 1969. Apesar dos dados positivos, especialistas esperavam uma geração maior de vagas no mês, de cerca de 150.000.

Com sinais de que a guerra comercial prolongada entre os EUA e a China está contaminando a economia em geral, a força contínua do mercado de trabalho é uma defesa importante contra uma crise econômica. O resultado trouxe certo alívio em relação às preocupações do mercado financeiro de que a economia possa estar à beira de uma recessão em meio a persistentes tensões comerciais. Independentemente de a criação de vagas de trabalho permanecer moderada, economistas esperam que o Federal Reserve, o banco central americano, corte a taxa de juros ao menos mais uma vez este ano dadas as incertezas da política comercial.

A taxa de participação na força de trabalho, ou seja, a proporção de americanos que estão empregados ou buscando emprego, se manteve em 63,2%. Este foi o 108º mês em que o número de postos de trabalho aumentou de maneira consecutiva nos Estados Unidos, a sequência positiva mais longa do mercado de trabalho no país.

O presidente americano, Donald Trump, comemorou a baixa taxa de desemprego, afirmando que suas realizações na economia deveriam protegê-lo de uma investigação de um processo de impeachment no Congresso. “Notícias de última hora: a taxa de desemprego, de 3,5%, cai a seu registro mais baixo em 50 anos. Uau, Estados Unidos, vamos fazer o impeachment do seu presidente (mesmo que ele não tenha feito nada de errado)!”, escreveu Trump, no Twitter.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.