Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Detalhes sobre o FGTS serão anunciados só na próxima semana, diz Onyx

Segundo o ministro da Casa Civil, o detalhamento está sendo construído pela equipe técnica do governo e a medida não vai afetar o setor de construção civil

Por da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 15h24 - Publicado em 18 jul 2019, 13h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os detalhes sobre a liberação do saque de recursos de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serão anunciados apenas na próxima semana, segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Após participar de reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Onyx afirmou que os técnicos da pasta estão fazendo ajustes e que será apresentada, provavelmente entre quarta e quinta-feira da semana que vem, uma medida provisória que tratará do FGTS e do PIS/Pasep .

    “Os técnicos estão fazendo ajustes, e tomamos a decisão de que na semana próxima será feita a apresentação da medida provisória que trata da questão do Fundo de Garantia e também do PIS/Pasep. Os dois serão apresentados conjuntamente, provavelmente entre quarta e quinta-feira da semana que vem, dependendo da agenda do presidente”, afirmou o chefe da Casa Civil.

    Onyx também informou que a medida não vai afetar o setor de construção civil do país. “Uma garantia já está tomada: toda a parte que faz o financiamento da construção da casa própria no Brasil será mantida. Não haverá problema em relação a isso.”

    Continua após a publicidade

    Questionado sobre a decisão de adiamento esvaziar o conteúdo de medidas que marcaria a celebração de hoje dos 200 dias de governo Bolsonaro, o ministro afirmou: “Tem muitos anúncios referentes aos 200 dias de governo”. O presidente Jair Bolsonaro havia afirmado na manhã de quinta-feira, 18, que a liberação do saque de parte das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço seria anunciada nesta tarde. A expectativa era de que isso ocorresse durante a cerimônia pelos 200 dias de governo Bolsonaro, que será realizada às 16h no Palácio do Planalto.

    Estabelecido por lei, o FGTS é um depósito feito mensalmente pelo empregador com 8% do valor do salário de seus funcionários em uma conta. Esse saldo só pode ser movimentado em ocasiões específicas, como a demissão sem justa causa. Já o PIS/Pasep é um recurso depositado por empresas entre 1977 e 1988. A liberação é feita quando o trabalhador se aposenta ou atinge a idade mínima de 60 anos. O governo Temer liberou por alguns meses em 2018 o saque das cotas do PIS/Pasep para quem tem menos de 60 anos.. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.