Diferentemente da Black Friday, comida foi o destaque do Dia do Consumidor
Google registra aumento de 65% na procura por alimentos na internet em comparação ao mesmo período do ano passado
Diferentemente da Black Friday, os alimentos foram os itens mais buscados no Google no Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Em 2018, o Google registrou aumento de 65% nas buscas por alimentos em relação ao mesmo período do ano passado. Na Black Friday, os consumidores costumam procurar por ofertas de celular, eletrodomésticos, roupas e tênis.
De acordo com Rafael Campion, líder de inteligência de mercado do Google Brasil, o aumento da procura está relacionado a três fatores. O primeiro é a disposição do consumidor de comprar com desconto. O segundo é que o varejista se aperfeiçoou para aumentar as vendas. O terceiro foi a proximidade com a Páscoa, que neste ano caiu no dia 1º de abril. “Os consumidores encontraram chocolate e ovos em promoção na ocasião”, destaca ele.
O aumento das buscas por alimentos na internet ganha mais relevância se lembramos que trata-se de um produto que as pessoas estão acostumadas a comprar em lojas físicas.
Levantamento do Google divulgado no mês passado mostrou que apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018. Mas quando a data é explicada, 81% afirmaram que desejavam comprar.
No comércio, existe a expectativa que a data se consolide como a “Black Friday do primeiro semestre”. Embora o Dia do Consumidor tenha crescido no Brasil, a data ainda é pequena em comparação com a Black Friday, celebrada próxima ao Natal.
Para o site de buscas, o que está se consolidando é a Semana do Consumidor. “Vem crescendo muito, as pessoas conhecem a data e muitas relataram que encontraram o que queriam”, explica Campion. Para se ter uma ideia, neste ano o aumento de buscas pelo dia foi de 46% em relação ao ano passado. Quando o assunto é semana, o crescimento foi de 65%.
Um dos dados que comprovam o aumento por compras é que os sites de varejo tiveram 10% mais visitas no Dia do Consumidor do que tiveram sete semanas que antecederam a data. O download de aplicativos de lojas também tiveram um salto de 15% no mesmo período. Na compra on-line, o cliente pode ter as informações que ele precisa e comparar preço em diferentes lojas, além de acompanhar os comentários de outros clientes sobre determinado produto.
Outro ponto positivo que ele destaca é que o consumidor está pronto para comprar on-line e mais ainda quando há a possibilidade de ele retirar o produto na loja. “Ele não paga o frete e ainda retira quando quiser”, afirma. Com a greve dos Correios, o consumidor queria a garantia de ter o produto em mãos.