Dólar e Ibovespa encerram próximos à estabilidade em Superquarta
EUA decide manter o juros entre 4,25% e 4,5%; Brasil deve manter Selic em 14,75% ou aumentar 0,25 p.p., segundo analistas
Em dia de véspera de feriado de Corpus Christi no Brasil e Juneteenth nos Estados Unidos, que mantêm as bolsas fechadas em ambos os países, o dólar encerrou em leve alta de 0,04%, cotado a 5,50 reais, enquanto o Ibovespa, principal índice da B3, registrou leve baixa de 0,09% no fim do pregão, aos 138.716 pontos. Hoje, os negócios se movimentam de olho nas decisões do Federal Reserve, nos EUA, e Copom, no Brasil, sobre suas respectivas políticas monetárias.
A Superquarta é um dia quando são anunciadas novas decisões sobre os juros tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. No exterior, o Fed, banco central americano, se reuniu nesta manhã e decidiu, de forma unânime, manter a taxa básica de juros no intervalo entre 4,25% e 4,5%. A medida aponta para uma cautela da autoridade monetária em um momento de sinais mistos na economia do país. Por um lado, os EUA crescem em ritmo sólido e com mercado de trabalho aquecido, mas, por outro, a inflação permanece acima da meta.
No cenário doméstico, a decisão do Banco Central sobre a taxa Selic acontece depois do fechamento de mercado, às 18h30. Parte dos analistas preveem na estabilidade do juros, que se encontram em 14,75% ao ano, e outra parte acredita na possibilidade de alta de 0,25 ponto percentual, levando a taxa a 15%. A leitura do comunicado que acompanha a decisão do Comitê de Política Monetária será decisiva para análises sobre o futuro da política monetária no país.








