Dólar sobe e Ibovespa fica estável após queda do PIB dos EUA e dados de emprego no Brasil
Investidores aumentam aversão ao risco após PIB, inflação e mercado de trabalho nos EUA; Brasil tem menor nível de desemprego em 13 anos

Nesta quarta-feira, véspera de feriado do Dia do Trabalhador e último dia do mês, o dólar fechou em alta de 0,83%, cotado a R$ 5,677, enquanto o Ibovespa, principal índice da B3, registrou estabilidade no fim do pregão, aos 135.066 pontos. No acumulado de abril, o dólar recuou 0,54%, enquanto o Ibovespa teve forte avanço de 3,44%.
O dia foi agitado para os negócios, com importantes catalisadores tanto no cenário doméstico quanto no internacional. No exterior, a primeira divulgação de destaque foi o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre do ano, que registrou queda anualizada de 0,3%, o primeiro recuo desde o segundo trimestre de 2022. No mesmo período do ano passado, o PIB americano teve crescimento de 2,4%.
O PCE – índice que mede a inflação nos EUA – divulgado hoje também aumenta a aversão ao risco por parte dos investidores. Entre janeiro e março, a inflação ficou em 3,4%, ante aos 2,2% registrados nos últimos três meses de 2024. Segundo a análise de entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia do país americano recuou e a inflação cresceu como consequências da guerra comercial travada pelo presidente Donald Trump, que desestabilizou os negócios de todo o planeta.
Na noite anterior, o republicano confirmou uma medida de afrouxamento das tarifas comerciais, que era altamente aguardada pelo mercado: uma série de ordens executivas para aliviar as tarifas aplicadas sobre montadoras de veículos foram assinadas pelo governo americano. A novidade, porém, não teve força para aliviar a taxa de câmbio em meio às preocupações dos investidores com o PIB e o PCE do país.
O mercado de trabalho americano, por sua vez, levanta a esperança de que o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, possa começar o movimento de corte de juros tão esperado pelos negócios – e por Donald Trump. De acordo com dados do relatório de emprego ADP, o setor privado dos Estados Unidos criou apenas 62 mil vagas em abril, bem abaixo das 115 mil vagas esperadas por analistas.
No Brasil, as atenções também se voltam ao mercado de trabalho. A taxa de desemprego do país, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encerrou o primeiro trimestre em 7%, o melhor resultado para esse período desde o início da série histórica do IBGE, em 2012.
No cenário de balanços, o banco Santander, de grande influência para índices de moedas e ações, divulgou seus resultados do primeiro trimestre deste ano após o fim do pregão de ontem. A instituição teve lucro líquido de 3,861 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 27,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em resposta, as ações do banco tiveram forte alta diária de 4,04% hoje.
No exterior, os investidores aguardam os números da Meta e da Microsoft, que serão divulgados após o fechamento do mercado.