Embraer anuncia acordo para a venda de 300 aviões
Negócios são avaliados em 15 bilhões de dólares; Azul, United e Republic estão entre os oito compradores
A Embraer anunciou nesta terça-feira (17) negociações com oito clientes para compras de suas aeronaves. O potencial dos negócios é para 300 aviões – avaliados em 15 bilhões de dólares – para serem entregues nos próximos anos, de acordo com a companhia.
Os anúncios foram feitos durante a Farnborough Air Show, uma das principais feiras de aviação do mundo, que ocorre na cidade de mesmo nome, a sudoeste de Londres.
O evento é o primeiro do qual a Embraer participa após ter anunciado, no início de julho, a venda de 80% de sua divisão de aviação comercial para a americana Boeing. O acordo, que deverá ser totalmente concluído no fim de 2019, está sujeito a aprovação do governo brasileiro e dos agentes reguladores.
A fabricante brasileira detalhou que a companhia aérea Republic assinou contrato para 100 aeronaves com a opção para adquirir mais 100. A Mauritânia Airlines adquiriu dois E-175, avaliados em 93,8 milhões de dólares. O modelo é o menor da Embraer, com capacidade para até 90 passageiros.
Compra da Azul
Já a Azul assinou uma carta de intenção para 21 aeronaves E195-E2, o maior avião da família mais moderna de jatos da Embraer, com capacidade para até 146 viajantes.
A Aérea Watanya Airways, do Kuwait, será o cliente-lançador dessa nova família de aeronaves (E2) no Oriente Médio, com a assinatura para 10 aviões E195-E2, com mais 10 direitos de compra do mesmo modelo.
Já Hervetic Airways, da Suíça, assinou uma carta de intenção para 12 aeronaves E190-E2 , com capacidade para até 114 pessoas, com direitos de compras para mais 12, que podem ser convertidos para E195-E2, um modelo maior.
Um cliente não revelado da Espanha adquiriu três unidades de E195-E2, com opção para mais dois. A empresa de leasing NAC comprou três unidades da E190-E2.
Além dessas vendas, que foram formalizadas durante a Farnborough Air Show, a United anunciou na segunda-feira (16) a compra de 25 aeronaves E175, que foi celebrada oficialmente nesta terça-feira (17), totalizando os 300 pedidos potenciais.