A fabricante de aeronaves Embraer comunicou que fará um recall de jatos executivos do modelo Phenom 300. O tipo de avião é exatamente o mesmo que levou Luiz Inácio Lula da Silva de Curitiba para São Paulo no último sábado, 9. O avião que transportou o ex-presidente pertence à empresa Icon Aviation, tem como um dos proprietários o apresentador Luciano Huck, e passará pela manutenção preventiva.
O motivo para a realização do recall, segundo a empresa, são casos de corrosão nas massas de balanceamento dos profundores (parte traseira da aeronaves) que podem provocar perda de controle da aeronave.
A Embraer informa que a revisão preventiva envolve 180 aeronaves da frota do modelo, que é de 500 aviões. Elas terão de passar por essa manutenção preventiva. O grupo compreende aviões com mais de 72 meses de fabricação, ou seja, produzidos até 2013. “Segurança da aviação se baseia nesse tipo de antecipação de possibilidade de falhas. Por isso, é tão segura”, disse um porta-voz da companhia.
Segundo a empresa, há possibilidade de um grupo de aeronaves ser mais suscetível à corrosão. A Embraer então propôs um tempo menor para a revisão das aeronaves, de 3 dias ou cinco horas de voo, o que vier primeiro. Esse prazo vale para o grupo 1, de quem tem aeronaves consideradas mais suscetíveis à corrosão. As demais aeronaves serão incluídas no grupo 2, o qual terá a mesma data para cumprimento das inspeções, ou seja, 60 dias ou 100 horas de voo, o que ocorrer primeiro.
“Com foco em garantir a segurança das aeronaves, a Embraer está trabalhando meticulosamente para eliminar todas as possibilidades de restrições, minimizando o impacto das operações das aeronaves e resolver a situação o mais rápido possível”, informou a empresa em nota, enfatizando que nenhum incidente foi registrado.