Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Empresas aéreas alertam sobre repasse da alta do combustível às passagens

Na última semana de agosto, o litro era comercializado a 3,33 reais - maior patamar pago pelas companhias aéreas desde 2002

Por Redação
Atualizado em 18 set 2018, 16h08 - Publicado em 18 set 2018, 13h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As passagens aéreas devem ficar mais caras nos próximos meses com a alta no preço do querosene de aviação, combustível usado pelo setor. Na última semana de agosto, o litro era comercializado a 3,33 reais – maior patamar pago pelas companhias aéreas desde 2002. Há dois meses, a 2,11 reais.

    A valorização do dólar e a alta nas cotações internacionais estão pressionando o preço do querosene para cima. A demanda por voos, entretanto, não para de subir: as viagens domésticos registraram alta de 7,43% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já os voos internacionais tiveram crescimento de quase 15%.

    Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). No ano passado, o setor aéreo acumulou um custo extra de 1,3 bilhão de reais com o combustível, de acordo com a entidade.

    Cerca de 43% do preço do bilhete aéreo corresponde ao querosene de aviação. Nos últimos dois anos, o preço do combustível acumula alta de 82%, segundo a Abear.

    Neste mês, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) abriu uma consulta pública para discutir a transparência na formação de preços dos combustíveis. A Abear e outras duas entidades do setor solicitarão o acesso à fórmula de precificação do querosene de combustível para “contribuir com sugestões que tragam mais eficiência ao transporte aéreo”.

    Continua após a publicidade

    O combustível não é o único fator que o setor aéreo atribui para o preço alto das passagens. No ano passado, as entidades defendiam que o fim da franquia de bagagem despachada iria diminuir o valor dos bilhetes aéreos.

    A desregulamentação da franquia permite que a pessoa escolha, por exemplo, se quer pagar pelo despacho de bagagem. Antes, o passageiro pagava pelo serviço mesmo sem utilizá-lo. Em maio de 2017, a resolução entrou em vigor.

    A redução da incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no querosene de aviação para voos domésticos é outra medida que poderia reduzir o valor das passagens, segundo o setor. De acordo com a Abear, o imposto varia de 4% a 25% nos principais aeroportos brasileiros.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.