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Enel diz ter normalizado o fornecimento de energia seis dias após o temporal

Segundo o presidente da empresa, Guilherme Lencastre, 36 mil clientes estão sem luz em SP e região, próximo do número habitual de operação diária da empresa

Por Larissa Quintino Atualizado em 17 out 2024, 11h32 - Publicado em 17 out 2024, 08h42
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  • Seis dias após a tempestade que causou apagão na capital paulista e na Grande São Paulo, a Enel Distribuição SP disse nesta quinta-feira, 17, que o serviço de distribuição de energia foi normalizado em quase todas as residências que ficaram sem luz após o temporal da última sexta-feira, 11. Em coletiva de imprensa nesta manhã, o presidente da empresa, Guilherme Lencastre, disse que ainda há 36 mil clientes sem energia. Segundo ele, este número é considerado dentro da normalidade de operação da empresa, que tem 8,2 milhões de clientes na região.

    Desses 36 mil endereços sem luz, não há registro de que a queda de energia tenha acontecido no dia do temporal ou no dia seguinte, mas a partir de domingo. No entanto, não é possível afirmar que 100% dos afetadas pelo evento climático tiveram o fornecimento normalizado. “Hoje nós podemos dizer que ao longo da madrugada [desta quinta] nós chegamos a ter os clientes interrompidos nos dias 11 e 12 foram integralmente restabelecidos. Nesse momento, estamos com 36 mil clientes sem energia. Isso significa uma operação muito próxima da normalidade do nosso negócio. Nós temos 8,2 milhões de clientes. Numa operação normal esse número oscila inclusive entre esse patamar de 36 [mil] ou até um pouco mais” afirmou Lencastre.

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    Segundo o presidente da companhia, 0 número total de pessoas que tiveram o serviço de fornecimento de energia interrompido foi de 3,1 milhões, 1 milhão a mais que a previsão dada pela empresa em coletiva no sábado. Esse número a mais de clientes tiveram a energia estabelecida ainda na sexta-feira, poucas horas após o início do apagão.

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    “Foi o maior evento extremo já registrado com níveis de rajadas de ventos da história. Desde 1995 não havia registro de intensidade de ventos como esse. Esse evento foi de muito impacto e mobilizamos muitos eletricistas. Agradecer as empresas que colaboraram conosco”, declarou Lencastre. “Nós continuamos com a nossa força de trabalho totalmente mobilizada. É possível que ainda haja algum cliente da sexta ainda sem energia e esses são os prioritários que nós vamos restabelecer a partir de agora”, completou.

    Ele também citou que a recuperação foi melhor do que a do apagão registrado em novembro de 2023. “Nossa curva de recuperação foi melhor do que a do ano passado. A nossa prontidão foi melhor do que a do ano passado. Nós tivemos uma mobilização maior e mais rápida. Essa situação, de fato, foi uma situação muito atípica”, salientou.

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    O anúncio aconteceu horas antes de vencer o prazo dado tanto pelo Ministério das Minas e Energia  pela quanto pela Justiça, para que a luz fosse restabelecida em toda a rede da Enel. Na segunda-feira, o governo deu três dias para esse restabelecimento. Já uma liminar obtida pela Defensoria do Estado deu prazo de 24 horas para a Enel restabelecer a energia elétrica para os clientes afetados pelo temporal. Na decisão liminar, da qual cabe recurso, o juiz previu multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento.

    Novos temporais

    Lancastre afirmou que a Enel continuará com as equipes mobilizadas devido a previsão de novos temporais em São Paulo no fim da semana. A Defesa Civil do Estado de São Paulo notificou todas as quatro concessionárias de energia elétrica de estado para esse novo risco meteorológico, previsto para o final de semana. “Nós temos chuvas novamente no fim de semana e quero dizer que não estamos desmobilizando as nossas, equipes, mesmo chegando numa situação de normalidade. Nesse momento nós continuamos em preparação para os eventos que podem chegar no fim de semana”, disse o presidente da Enel SP.

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