Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Entidades lamentam saída de Maria Silvia do BNDES

Maria Silvia renunciou ao cargo nesta sexta-feira, 26, após reunir-se no início da tarde com o presidente Michel Temer

Por Da redação
Atualizado em 26 Maio 2017, 19h23 - Publicado em 26 Maio 2017, 18h42

Entidades do setor produtivo do Brasil lamentaram o pedido de demissão da presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques.

Maria Silvia renunciou ao cargo nesta sexta-feira, 26, após reunir-se no início da tarde com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília. O diretor de operações indiretas do banco de fomento, Ricardo Ramos, exercerá interinamente a presidência em seu lugar. A executiva anunciou seu desligamento do BNDES em comunicado interno distribuído aos funcionários.

Em nota, a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) ressaltou que Maria Silvia empenhou seu papel à frente da Presidência do BNDES “com competência e seriedade”. “A instituição precisa continuar exercendo seu papel relevante para o desenvolvimento nacional”, completou o comunicado.

Outra entidade crítica em relação a saída de Maria Silvia foi a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em nota, o presidente da ACSP, Alencar Burti, afirmou que a renúncia de Maria é mais um problema ao país.

“A cada momento surge uma crise. O Brasil está extremamente ameaçado. A saída da Maria Silvia Bastos é mais um problema que teremos que enfrentar. Lamentamos profundamente esse fato por se tratar de uma executiva altamente profissional e competente. Esperamos que seu substituto ou substituta seja igualmente qualificado ou qualificada e não tenha qualquer vinculação político-partidária”, diz Burti.

Continua após a publicidade

Já a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) preferiu não comentar a saída de Maria Silvia, mas exaltar o nome de Ricardo Ramos, que irá assumir o banco de fomento a partir de agora.

“A Abimaq considera excelente a nomeação do diretor Ricardo Ramos, pertencente ao quadro de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para assumir interinamente a presidência do BNDES. Ele é profundo conhecedor do Banco e da indústria brasileira”, disse a entidade em nota.

Já para a CNI, o novo presidente do banco deve executar os projetos de financiamentos com “celeridade”. “O novo presidente do BNDES não pode perder a oportunidade de executar com celeridade os projetos de financiamento para a indústria e para a infraestrutura. Esses investimentos são essenciais para ajudar a retomada do crescimento da economia brasileira. O Brasil não pode parar”, disse a entidade, em nota.

Outras associações, como Fiesp e CNC preferiram não comentar o caso.
 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.