Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estácio derruba decisão que impedia demissão de 1.200 professores

Foi a segunda liminar que a Estácio derrubou contra as demissões de professores

Por Da redação
Atualizado em 19 dez 2017, 14h29 - Publicado em 18 dez 2017, 19h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O juiz José Geraldo da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio), derrubou a decisão concedida na semana passada que suspendia as 1.200 demissões de professores do Grupo Estácio em todo o país. Foi a segunda cassação de liminar que suspendia os cortes.

    A decisão da semana passada havia sido dada em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho do Rio (MPT-Rio). A anterior tinha sido movida pelo Sindicato dos Professores do Rio.

    Em sua decisão, o juiz questiona o ajuizamento de duas ações com o mesmo pedido. “Há um acréscimo ou outro de pouca relevância e que serve, se tanto, para justificar o ajuizamento de “ação nova”, que não esconde o propósito de buscar uma outra decisão que satisfaça à expectativa que a parte tem de que a lide se resolva segundo a sua vontade”, escreve ele.

    O juiz também questiona o argumento da ação do MPT-Rio de que as demissões levaram em conta o critério de idade. “É forçoso crer no argumento da impetrante: se o Ministério Público do Trabalho aceita a versão da mídia de que cerca de 1.200 professores seriam dispensados, mas ouviu e avaliou a rescisão de 102 professores, então a impetrante estaria dispensando ou pretendendo dispensar apenas 8,5% de seu quadro. A “discriminação por idade”, portanto, não seria a base de sua intenção de enxugar quadros, já que somente teria atingido 8,5% do efetivo”, escreveu o magistrado.

    Sobre as demissões, a Estácio informou antes que “promoveu uma reorganização em sua base de docentes” no fim do segundo semestre letivo. “O processo envolveu o desligamento de profissionais da área de ensino do grupo e o lançamento de um cadastro reserva de docentes para atender a possíveis demandas nos próximos semestres”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.